VISIBILIDADE DO INDÍGENA EM SITUAÇÃO URBANA NAS MICRORREGIÕES DO ESTADO DO AMAZONAS A PARTIR DO CENSO DEMOGRÁFICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-6524.99732

Palavras-chave:

Demografia, Características da população, População indígena, Fatores Socioeconômicos.

Resumo

Este trabalho comparou o perfil socioeconômico e demográfico da população indígena residente em área urbana nas microrregiões do estado do Amazonas com não-indígenas. Analisou-se dados do Universo extraídos do SIDRA/IBGE, Censo Demográfico de 2010. Considerou-se as treze microrregiões do estado. O Amazonas é um estado de maioria parda e urbana (79,1%), com os indígenas perfazendo 4,8% do total. Na situação urbana, em 11 das 13 microrregiões, a população indígena feminina é maior. As pirâmides demográficas indígenas apresentam base alargada, indicativa de uma população jovem. O percentual médio de alfabetização dos indígenas é o menor comparando com as demais categorias de cor/raça. Os indígenas são os mais frequentes na categoria “sem rendimento” em 6 microrregiões e se concentram na faixa de rendimento “até um salário mínimo”. A situação socioeconômica desfavorável dos indígenas urbanos corrobora os resultados de outras investigações sobre demografia indígena. Sugere-se expandir as análises de modo a considerar, entre outros aspectos, dados acerca de pertencimento étnico específico, podendo ser realizado a partir do Banco Multidimensional de Estatísticas (BME) do IBGE.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Rocha Radicchi, Universidade Federal do Amazonas, Campus de Parintins

Professor Adjunto no ICSEZ/UFAM/Parintins Doutor em Epidemiologia em Saúde Pública ENSP/FIOCRUZ Mestre em Educação Física UFSC

Downloads

Publicado

2020-12-16

Como Citar

RADICCHI, M. R. VISIBILIDADE DO INDÍGENA EM SITUAÇÃO URBANA NAS MICRORREGIÕES DO ESTADO DO AMAZONAS A PARTIR DO CENSO DEMOGRÁFICO. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 14, n. 2, p. 88, 2020. DOI: 10.22456/1982-6524.99732. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EspacoAmerindio/article/view/99732. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS