A REPRESENTAÇÃO DOS INDÍGENAS NUM COTIDIANO ESCOLAR

Autores

  • Danilo César Souza Pinto Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Diana Barreto Xavier

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-6524.86659

Palavras-chave:

Educação, Culturas Indígenas, Racismo, História do Brasil.

Resumo

O artigo aborda a maneira como os indígenas são representados no Dia do Índio em uma escola pública de ensino fundamental no interior da Bahia. A pesquisa deve ser lida como um desdobramento da Lei 11.645/08 e a obrigatoriedade do tratamento da questão indígena em todas as escolas brasileiras. Por meio de entrevistas e observação participante, percebeu-se que nessas atividades, os indígenas são retratados sem que se leve em conta a sua diversidade e história, o que reflete numa representação que apaga suas culturas, produzindo estereótipos. Tal fato resulta na dificuldade de se compreender a relação dos indígenas com a sociedade brasileira na contemporaneidade. Ao acompanhar o planejamento e a realização dessa atividade comemorativa, os pesquisadores descreveram e refletiram sobre a forma como a instituição escolar contribui à formação de um estereótipo pretérito e folclórico sobre os índios, ao agenciar noções essencializadas a respeito das culturas e das histórias indígenas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danilo César Souza Pinto, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Antropólogo. Possui graduação (2004) em Ciências Sociais e mestrado (2007) em Ciências Sociais (com ênfase em Antropologia Social) pela Universidade Federal de São Carlos. É doutor em Antropologia Social pela mesma instituição, com a tese "Homenagens do Legislativo: uma etnografia dos processos simbólicos do estado". Também esteve como Investigador Visitante Júnior no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia do Estado e da burocracia, atuando principalmente nos seguintes temas: burocracia, política, educação e diversidade étnico-racial, educação indígena e sociedade brasileira. Atualmente é Professor Adjunto de Antropologia Social na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus de Jequié, professor colaborador do Programa de Pós-graduação em em Relações Étnicas e Contemporaneidade (PPGREC/UESB) e membro dos grupos de pesquisa "Antropologia do Estado e da Guerra" e Grupo de Estudos em Temática Indígena (GETI/IFBA).

Diana Barreto Xavier

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

PINTO, D. C. S.; XAVIER, D. B. A REPRESENTAÇÃO DOS INDÍGENAS NUM COTIDIANO ESCOLAR. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 13, n. 2, p. 60, 2019. DOI: 10.22456/1982-6524.86659. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EspacoAmerindio/article/view/86659. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS