EXPERIÊNCIAS EM EDUCAÇÃO E HISTÓRIA INDÍGENA: DO MATO GROSSO DO SUL AO AMAPÁ

Meire Adriana da Silva

Resumo


O presente artigo tem como objetivo registrar parte da experiência em educação escolar indígena, vivida pela autora, durante o período de 2000 a 2015. Para tanto, serão relatadas algumas das atividades presenciadas nestas experiências, quanto ao ensino de história e educação escolar indígena, junto aos povos Guarani e Kaiowá, do Mato Grosso do Sul, e aos povos Galibi Marworno, Galibi do Oiapoque, Palikur, Wajãpi, Karipuna, Wayana e Apalai, Katxuyana e Tiriyó, localizados no estado do Amapá e no norte do Pará. A autora relata, ainda, de forma breve, as experiências junto aos não indígenas, no tocante ao estudo de Histórias e Culturas dos Povos Indígenas, bem como as conexões de suas experiências entre os indígenas e os não indígenas, e as relaciona com a Lei 11.645/2008.

Palavras-chave


educação; história; indígenas

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1982-6524.77907

Qualis Área de Avaliação Classificação ANTROPOLOGIA / ARQUEOLOGIA B1 CIÊNCIAS AMBIENTAIS B2 COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO B2 DIREITO B3 EDUCAÇÃO B3 HISTÓRIA B3 INTERDISCIPLINAR B2 LINGUíSTICA E LITERATURA B2 LINGUíSTICA E LITERATURA B2 MEDICINA II B5 PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL / DEMOGRAFIA B3 PSICOLOGIA B3 SOCIOLOGIA