LUGAR-PENSAMENTO INDÍGENA E AGÊNCIA DE HUMANOS E NÃO-HUMANOS (A PRIMEIRA MULHER E A MULHER CÉU EMBARCAM NUMA TURNÊ PELO MUNDO EUROPEU!)

Autores

  • Vanessa Watts-Powless

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-6524.72435

Palavras-chave:

agência, epistemologia, ontologia, território, mulheres indígenas.

Resumo

Esse artigo irá examinar, desde de um ponto de vista indígena, como a agência circula através de mundos humano e não-humano na criação e manutenção da sociedade. Através de processos de colonização, a corrupção das categorias essenciais de concepção indígena do mundo (feminino e território) resultou na descontinuidade da manifestação da agência nas sociedades indígenas. Através de uma comparação entre o divisor epistemológico-ontológico e a concepção indígena de Lugar-Pensamento, esse artigo argumentará que a agência foi erroneamente tornada uma exclusividade dos humanos, removendo assim a agência não-humana do que constitui uma sociedade. Isso foi alcançado, em parte, através da ‘mitologização’ das histórias indígenas de origem e da separação da comunicação, da formalização de tratados e acordos históricos que os seres humanos mantiveram com o mundo animal, o mundo dos céus, o mundo dos espíritos e etc. Para se operacionalizar, o colonialismo deve tentar colocar em descrédito os povos indígenas e suas histórias. Esse artigo tenta reafirmar a conexão sagrada entre lugar, não-humanos e humanos num esforço por alcançar a “mente pré-colonial”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-06-30

Como Citar

WATTS-POWLESS, V. LUGAR-PENSAMENTO INDÍGENA E AGÊNCIA DE HUMANOS E NÃO-HUMANOS (A PRIMEIRA MULHER E A MULHER CÉU EMBARCAM NUMA TURNÊ PELO MUNDO EUROPEU!). Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 11, n. 1, p. 250, 2017. DOI: 10.22456/1982-6524.72435. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EspacoAmerindio/article/view/72435. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

AUTORAS INDÍGENAS