DESLOCANDO A ESCOLA: OCUPAÇÃO E DESOCUPAÇÃO MBYÁ DA ESCOLA KARAÍ NHE’E KATU

Autores

  • Eduardo Santos Schaan UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-6524.68671

Palavras-chave:

escola indígena, aprendizagem, Mbyá-Guarani

Resumo

A partir de uma oficina audiovisual com alunos da escola da Aldeia Nhundy, da parcialidade mbyá-guarani, faço uma reflexão sobre a escola indígena em relação à agência de alunos e professores mbyá. Os alunos deslocaram a realização das oficinas para domínios espaciais de suas vivências e evitavam permanecer em espaços e lógicas estatizantes presentes na escola. Essa desocupação da sala de aula produz novas relações de aprendizagem entre os alunos e eu. A presença do caminhar, como um relativo mbyá da predação, e da vontade individual são ressaltados. A agência dos professores indígenas mbyá também é refletida. Estes não podem se deslocar fisicamente da escola para escapar de sua força estatizadora. Assim, operam o segundo deslocamento tratado nesse texto, ocupando a escola com lógicas mbyá e estimulando a presença da comunidade em espaço escolar. Esses são dois modos de se deslocar e se desterritorializar das lógicas escolares de caráter colonial e disciplinar a partir da agência local mbyá.

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Publicado

2017-06-30

Como Citar

SCHAAN, E. S. DESLOCANDO A ESCOLA: OCUPAÇÃO E DESOCUPAÇÃO MBYÁ DA ESCOLA KARAÍ NHE’E KATU. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 11, n. 1, p. 43, 2017. DOI: 10.22456/1982-6524.68671. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EspacoAmerindio/article/view/68671. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS