REGIMES DE INDIANIDADE, TUTELA COERCITIVA E ESTADANIA: EXAMINANDO A VIOLÊNCIA INSTITUCIONAL CONTRA INDÍGENAS NO BRASIL E NO CANADÁ

Autores

  • Cristhian Teófilo da Silva Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-6524.67841

Palavras-chave:

Regime tutelar, indianidade, violência institucional, estudos comparados

Resumo

O propósito deste artigo é comparar o modo como distintos regimes tutelares de indianidade orientam a ação indigenista no Brasil e no Canadá com efeitos violentos para os indígenas. Os regimes tutelares de indianidade se configuram nestes países para proporcionar a assimilação dos povos indígenas à ordem nacional. O artigo abordará a importância dos regimes de indianidade para a rotinização da dominação interétnica nestes dois países. Dois casos de assistência médica a famílias indígenas em contextos tutelares servirão como eventos críticos para elucidar os estereótipos associados às categorias jurídicas “índio/Indian” e que legitimam a violência institucional contra membros dos povos indígenas sob paradigmas assimilacionistas. A análise comparativa permitirá reconhecer e examinar o alcance e profundidade das políticas de integração para criar um status inferior de cidadania que será melhor definida como uma “estadania”. Com base na comparação se justificará a necessidade urgente de superar a subordinação classificatória dos indígenas como seres culturalmente inferiores às sociedades nacionais como condição de possibilidade para promover uma verdadeira cidadania multicultural baseada nos princípios dos direitos humanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristhian Teófilo da Silva, Universidade de Brasília

Antropólogo e professor do Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas (CEPPAC) da Universidade de Brasília (UnB). Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Pesquisador Associado do Centro Interuniversitário de Estudos e Pesquisas Indígenas (CIÉRA) da Université Laval (Québec, Canadá). Sócio Efetivo da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) e integrante da Comissão de Assuntos Indígenas (CAI). Também é sócio da Canadian Anthropology Association/La Société Canadienne d'Anthropologie (CASCA). Fundador e coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Movimentos Indígenas, Políticas Indigenistas e Indigenismo (LAEPI) e do Observatório dos Direitos e Políticas Indigenistas (OBIND). Atualmente, com apoio financeiro do CNPq, realiza estudos comparados sobre territorialização e regimes de indianidade no Brasil, Canadá e Québec.

Downloads

Publicado

2016-12-31

Como Citar

TEÓFILO DA SILVA, C. REGIMES DE INDIANIDADE, TUTELA COERCITIVA E ESTADANIA: EXAMINANDO A VIOLÊNCIA INSTITUCIONAL CONTRA INDÍGENAS NO BRASIL E NO CANADÁ. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 10, n. 2, p. 194, 2016. DOI: 10.22456/1982-6524.67841. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EspacoAmerindio/article/view/67841. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS