ENTRE A CANTORIA E A SALA DE AULA: REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DA MÚSICA EM NOVAS MATRIZES CURRICULARES DE ESCOLAS TIMBIRA

Autores

  • Alexandre Herbetta UFG -Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-6524.64609

Palavras-chave:

educação, música, escola, indígena, descolonização.

Resumo

Este texto trata de analisar o papel da música em algumas experiências de reformulação de matrizes curriculares em escolas indígenas do Brasil central, especialmente em populações timbira, como os Krahô, Apinajé, Gavião e Krikati. Estas matrizes curriculares têm como eixo a elaboração de novas práticas pedagógicas, as quais tomam como base a musicalidade de cada população. Estas experiências se dão em diálogo com o Núcleo Takinahaky de Formação Superior Indígena da Universidade Federal de Goiás. Deste modo, busca-se refletir, em primeiro lugar, acerca do potencial musical nos processos de ensino e aprendizagem das escolas em tela, evidenciando-se concepções interessantes sobre música, cultura e pedagogia. Em seguida, busca-se questionar o modelo de matriz curricular típico da educação escolar brasileira contemporânea, que diminui o valor da educação musical para a formação das pessoas e tem como base valores eurocêntricos. Propõe-se, por fim, políticas públicas de educação escolar indígena voltadas aos regimes de conhecimento ameríndios, nos quais a musicalidade tem papel preponderante. Desta forma, aventa-se a possibilidade de se contribuir para a descolonização das escolas indígenas brasileiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Herbetta, UFG -Universidade Federal de Goiás

Doutor em Antropologia pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais da PUC-SP. Possui graduação em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e mestrado em Antropologia Social pela mesma instituição (2006). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Goiás. Atua no Curso de Licenciatura Intercultural - Núcleo Takinahaky e no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social. Tem experiência na área de Antropologia e Educação, com ênfase em Etnologia Indígena, Política e Artes. É vice-coordenador do Curso de Especialização em Educação Intercultural e coordenador do projeto "Novas práticas pedagógicas", junto ao PIBID-Diversidade.

Downloads

Publicado

2016-06-30

Como Citar

HERBETTA, A. ENTRE A CANTORIA E A SALA DE AULA: REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DA MÚSICA EM NOVAS MATRIZES CURRICULARES DE ESCOLAS TIMBIRA. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 10, n. 1, p. 34, 2016. DOI: 10.22456/1982-6524.64609. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EspacoAmerindio/article/view/64609. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS