LIDERANÇAS INDÍGENAS E A LUTA PELA TERRA COMO EXPRESSÃO DA ORGANIZAÇÃO SOCIOPOLÍTICA GUARANI E KAIOWÁ

Autores

  • Thiago Leandro Vieira Cavalcante Universidade Federal da Grande Dourados

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-6524.54382

Palavras-chave:

Capitania, Liderança Indígena, Retomadas de Terras Indígenas, Guarani, Kaiowá.

Resumo

Com base em dados históricos e em dados etnográficos obtidos em terras indígenas guarani e kaiowá na região sul do estado de Mato Grosso do Sul entre os anos de 2009 e 2014, o artigo propõe uma discussão sobre as formas tradicionais de liderança entre os povos Kaiowá e Guarani e a capitania, modelo imposto pelo Serviço de Proteção ao Índio. A partir dessa discussão é possível uma reflexão no sentido de que a inviabilização da manutenção das relações sociopolíticas tradicionais no interior das reservas indígenas que impulsiona movimentos de retomada de frações de terras de ocupação tradicional indígena para que assim, seja possível o restabelecimento, ainda que em condições precárias, principalmente entre os grupos familiares extensos no que diz respeito à sua organização sociopolítica, possibilitando assim a constituição de novas famílias extensas e de novos tekoha.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Leandro Vieira Cavalcante, Universidade Federal da Grande Dourados

Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Londrina (2004), mestrado em História pela Universidade Federal da Grande Dourados (2008) e doutorado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2013). Atualmente é professor da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD onde atua no curso de Licenciatura e Bacharelado em História e no Programa de Pós-Graduação em História, ambos da Faculdade de Ciências Humanas - FCH, é pesquisador da Cátedra UNESCO na UFGD "Diversidade Cultural, Gênero e Fronteiras" e de outros dois grupos de pesquisa. Tem experiência nas áreas de História e Antropologia, com ênfase em História Indígena e Etnologia Indígena, atuando principalmente nos seguintes temas: Guarani, Kaiowá, Etno-história, Missões Jesuíticas, História do Indigenismo, Direitos Indígenas, Educação Intercultural e Educação Étnico-Racial.

Downloads

Publicado

2015-06-29

Como Citar

CAVALCANTE, T. L. V. LIDERANÇAS INDÍGENAS E A LUTA PELA TERRA COMO EXPRESSÃO DA ORGANIZAÇÃO SOCIOPOLÍTICA GUARANI E KAIOWÁ. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 9, n. 1, p. 182, 2015. DOI: 10.22456/1982-6524.54382. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EspacoAmerindio/article/view/54382. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS