A “EXPERIÊNCIA PRÓXIMA”: SABER E CONHECIMENTO EM POVOS TRADICIONAIS

Autores

  • Daniel dos Santos Fernandes Faculdades Ipiranga (PA)
  • José Guilherme dos Santos Fernandes Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-6524.53593

Palavras-chave:

saber, conhecimento, povos tradicionais, interculturalidade, experiência.

Resumo

Trata-se, aqui, de relacionar os conceitos de saber e conhecimento como formas complementares de organização do pensamento humano, que devem ser priorizados conforme a natureza da pesquisa ou do objeto a ser apreendido, variando o termo conforme a abordagem e a concepção de ciência a ser priorizada. Privilegiando-se o concepto de saber, como parte intrínseca da “experiência próxima” em povos tradicionais, apresentam-se características do modus operandi e da natureza do “saber”, além de se vislumbrar a aplicação dessa conjunção de formas de pensamento para a construção de uma sociedade do Bom Viver. Priorizam-se as teorias de DaMatta (2010), Lévi-Strauss (1997), Geertz (1997 e 2005), Gramsci (1931 e 1991), Escobar (2012) e Foucault (2007) para dar suporte aos conceptos.

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Biografia do Autor

Daniel dos Santos Fernandes, Faculdades Ipiranga (PA)

Professor e Coordenador de Pesquisa das Faculdades Ipiranga (PA), Doutor em Antropologia (UFPA, 2008), Associado Efetivo da ABA

José Guilherme dos Santos Fernandes, Universidade Federal do Pará

Professor Associado da UFPA, Coordenador de Pesquisa do Campus Universitário de Castanhal (UFPA), Doutor em Letras (UFPB, 2004), Pós-Doutorado na UNTREF (Argentina, 2014), Associado Colaborador da ABA

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Publicado

2015-06-23

Como Citar

DOS SANTOS FERNANDES, D.; DOS SANTOS FERNANDES, J. G. A “EXPERIÊNCIA PRÓXIMA”: SABER E CONHECIMENTO EM POVOS TRADICIONAIS. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 9, n. 1, p. 127, 2015. DOI: 10.22456/1982-6524.53593. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EspacoAmerindio/article/view/53593. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS