DEZ ANOS DOS ÍNDIOS TERENA EM MATO GROSSO: APRENDIZAGENS DE UM PROCESSO MIGRATÓRIO, CONQUISTAS E DESAFIOS

Autores

  • Alceu Zoia Professor Adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso.
  • Odimar João Peripolli Professor Adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso.
  • Jaqueline Pasuch Professora Adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-6524.52164

Palavras-chave:

educação indígena, povo terena, processo migratório.

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir a respeito do processo migratório da etnia indígena Terena após a expulsão de suas terras no Mato Grosso do Sul e a consequente chegada à nova terra, no Mato Grosso. Pretende-se destacar as aprendizagens construídas na trajetória de lutas, apontar algumas conquistas e desafios que este povo vem enfrentando nesses dez anos para se reconstituir enquanto povo indígena. A conquista da terra de um “assentamento indígena” se coloca como fator determinante frente aos desafios que se fazem sentir: a pressão exercida pelo projeto do capital, no caso das tentativas de ocupação das terras, e o resgate ao modo de ser terena, que durante o processo migratório se entrelaçou com outras culturas e não permitiu que uma geração de crianças e jovens a identificassem como sua etnia específica. Esse desafio se coloca também à escola, pois esta desempenha um papel importante dentro do assentamento indígena, como um espaço de encontros entre os diferentes sujeitos, culturas e saberes. As conquistas e os avanços não garantem direitos já adquiridos, daí sinalizarem para novos desafios. Estes índios aprenderam durante o processo migratório que os direitos se consolidam na luta.

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Biografia do Autor

Alceu Zoia, Professor Adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso.

Doutor em Educação pela UFG e professor de Filosofia do departamento de pedagogia da Unemat, campus de Sinop, integra o quadro docente do Mestrado em Educação da Universidade do Estado de Mato Grosso, na linha de pesquisa Educação e Diversidade.

Odimar João Peripolli, Professor Adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso.

Doutor em Educação pela UFRGS e professor de Metodologia Científica do depatamento de pedagogia da Unemat, campus de Sinop, integra o quadro docente do Mestrado em Educação da Universidade do Estado de Mato Grosso, na linha de pesquisa Educação e Diversidade.

Jaqueline Pasuch, Professora Adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso.

Doutora em Educação pela UFRGS e professora de Educação Infantil do departamento de pedagogia da Unemat, campus de Sinop, integra o quadro docente do Mestrado em Educação da Universidade do Estado de Mato Grosso, na linha de pesquisa Formação de Professores e Políticas Públicas

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Publicado

2015-06-22

Como Citar

ZOIA, A.; PERIPOLLI, O. J.; PASUCH, J. DEZ ANOS DOS ÍNDIOS TERENA EM MATO GROSSO: APRENDIZAGENS DE UM PROCESSO MIGRATÓRIO, CONQUISTAS E DESAFIOS. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 9, n. 1, p. 86, 2015. DOI: 10.22456/1982-6524.52164. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EspacoAmerindio/article/view/52164. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS