CARTOGRAFIA SOCIOCULTURAL DE ESPAÇOS E PRÁTICAS EDUCATIVOS AMERÍNDIOS: REFLETINDO SOBRE A INDIGENIZAÇÃO DA ESCOLA

Autores

  • Sergio Baptista da Silva

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-6524.43550

Palavras-chave:

Cartografia Sociocultural, espaços e práticas educativos, educação escolar indígena, indigenização da escola ameríndia, kaingang, mbyá-guarani.

Resumo

O artigo tem por objetivo relatar e refletir sobre uma experiência do autor como ministrante da disciplina de Metodologia da Pesquisa no Curso de Especialização em Educação Profissional integrada à Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos – Proposta diferenciada para indígenas (PROEJA INDÍGENA), na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O relato enfoca basicamente o momento de discussão e construção de instrumentos metodológicos qualitativos para cartografar espaços e práticas educativos em terras indígenas, com os quais se tem o intuito de contribuir para uma indigenização da escola ameríndia, e promover a introdução de suas sócio-cosmo-ontologias nos processos escolares.

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Publicado

2013-12-30

Como Citar

SILVA, S. B. da. CARTOGRAFIA SOCIOCULTURAL DE ESPAÇOS E PRÁTICAS EDUCATIVOS AMERÍNDIOS: REFLETINDO SOBRE A INDIGENIZAÇÃO DA ESCOLA. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 7, n. 2, p. 227, 2013. DOI: 10.22456/1982-6524.43550. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EspacoAmerindio/article/view/43550. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS