AGROBIODIVERSIDADE NAS COMUNIDADES GUARANI-NHANDEWA NO NORTE DO PARANÁ: MEMÓRIA E RESGATE

Autores

  • Thiago Almeida UFSCar
  • Marciano Rodrigues ARPIN-SUL
  • Luiz Antonio Norder Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-6524.41066

Palavras-chave:

Guarani-Nhandewa, Agricultura Indígena, Agrobiodiversidade.

Resumo

O manejo das variedades tradicionais de sementes entre os povos indígenas tem recebido atenção crescente nos últimos anos. Esta pesquisa analisou a agrobiodiversidade na Terra Indígena Laranjinha, habitada por índios Guarani-Nhandewa, na região Norte do Paraná. O estudo analisou aspectos da memória local sobre as diversas sementes indígenas, suas características e usos, bem como as práticas agrícolas empregadas. Foram ainda registradas as intenções dos indígenas em resgatar esta agrobiodiversidade e as principais dificuldades encontradas. A pesquisa mostra que as Feiras de Trocas de Sementes Crioulas e Tradicionais Indígenas, realizadas anualmente desde 2011, na Terra Indígena Pinhalzinho, também no Norte do Paraná, representam uma nova estratégia coletiva para o resgate e revalorização da agrobiodiversidade, pois organizam esforços até então pontuais e difusos para a localização e produção de variedades de arroz, feijão, batata doce, mandioca, milho e outros alimentos. O resgate da agrobiodiversidade fortalece a identidade cultural e contribui para a reconstrução da organização comunitária .

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Almeida, UFSCar

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Campus Experimental do Litoral Paulista, UNESP São Vicente. Mestre em Agroecologia e Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal de São Carlos (PPGADR/UFSCar).

Marciano Rodrigues, ARPIN-SUL

Guarani Nhandewa da Terra Indígena Laranjinha, Secretário Institucional da Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul (ARPIN-SUL).

Luiz Antonio Norder, Universidade Federal de São Carlos

Professor do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural da Universidade Federal de São Carlos (PPGADR/UFSCar).

Downloads

Publicado

2014-06-26

Como Citar

ALMEIDA, T.; RODRIGUES, M.; NORDER, L. A. AGROBIODIVERSIDADE NAS COMUNIDADES GUARANI-NHANDEWA NO NORTE DO PARANÁ: MEMÓRIA E RESGATE. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 8, n. 1, p. 40, 2014. DOI: 10.22456/1982-6524.41066. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EspacoAmerindio/article/view/41066. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS