EXUMANDO CORPOS DE ÍNDIOS: A EMERGÊNCIA ANACÉ E OS NOVOS DRAMAS ÉTNICOS E DESENVOLVIMENTISTAS NO NORDESTE BRASILEIRO

Autores

  • Potyguara Alencar dos Santos Doutorando em Antropologia do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de Brasília (PPGAS/UnB).

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-6524.38282

Palavras-chave:

Reelaboração étnica anacé, Projetos de grande escala, Etnologia política, Antropologia do desenvolvimento, Nordeste do Brasil.

Resumo

Embora com raros registros entre os estudos em etnologia política dos grupos indígenas do Nordeste brasileiro, o despertar do etnônimo anacé, na costa oeste do Ceará, vem sendo notadamente importante à reflexão sobre os novos enclaves entre programas desenvolvimentistas e as atuais mobilizações de regimes de memória e de agência política em torno da certificação de direitos territoriais às populações indígenas da região. Ao artigo interessa analisar a reelaboração da etnicidade anacé a partir de dois eventos que fazem confundir uma narrativa da emergência indígena com os desdobramentos do drama desenvolvimentista nacional que construiu o Nordeste brasileiro como uma “região-problema”. Como se combina a presença indígena no cenário de implementação dos projetos de grande escala com essa caracterização tópica de uma região em processo de desenvolvimento das suas forças produtivas? E como essa composição rebate nas atuais mobilizações políticas anacé? Em vista de analisar essas questões, o texto propõe reflexões compartilhadas entre autores da etnologia política e da antropologia do desenvolvimento e da globalização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Potyguara Alencar dos Santos, Doutorando em Antropologia do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de Brasília (PPGAS/UnB).

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de Brasília (PPGAS/UnB). Bacharel em Ciências Sociais, com ênfase em Antropologia Social, pela Universidade Federal do Ceará (UFC), e tecnólogo em Artes Cênicas, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), com pesquisas sobre Teorias da Ação Performática e Ritualística. Empreende pesquisas a partir das áreas de Antropologia Política, Antropologia do Desenvolvimento, Etnologia Indígena (Casuísticas da Reelaboração Étnica dos grupos do Nordeste brasileiro) e Ecologia Política, atuando com centralidade sobre os seguintes temas: fluxos do capitalismo contemporâneo; redes de desenvolvimento na implantação de projetos; internacionalização dos projetos de desenvolvimento brasileiros em direção à África Austral (com foco no Estado Nacional de Moçambique, regiões de Maputo e Tete, capital Maputo e vilas de Moatize e Mphanda-Nkuwa); políticas e programas de desenvolvimento e populações indígenas do Nordeste do Brasil (etnias Jenipapo-Kanindé e Anacé); antropologia e avaliação de políticas públicas; sistemas de parcerias; associativismo e organização social das comunidades tradicionais costeiras da bacia do rio Coreaú, litoral extremo-oeste do Ceará.

Downloads

Publicado

2013-06-29

Como Citar

DOS SANTOS, P. A. EXUMANDO CORPOS DE ÍNDIOS: A EMERGÊNCIA ANACÉ E OS NOVOS DRAMAS ÉTNICOS E DESENVOLVIMENTISTAS NO NORDESTE BRASILEIRO. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 7, n. 1, p. 214, 2013. DOI: 10.22456/1982-6524.38282. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EspacoAmerindio/article/view/38282. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS