REFLEXÕES SOBRE A ESCOLA MBYÁ GUARANI: O MERO ESTAR AMBIENTAL E O CONHECIMENTO DA TÉCNICA

Autores

  • Rosemary Modernel Madeira FASEV ISES

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-6524.3722

Palavras-chave:

Educação, Escola Mbyá Guarani, Cultura Mbyá Guarani, Ambiente

Resumo

O presente artigo trata da relação dos Mbyá Guarani com a Escola e de sua aproximação do viver cidadão, incluindo a perspectiva do emprego, do ganho monetário e do consumo do objeto. Substanciado em Rodolfo Kusch e Martin Heidegger, o artigo busca uma visão do humano nas suas facetas antagônicas: o que crê no destino e se entrega ao mero estar ambiental e o que busca o ser alguém no afã da ética cidadã promulgada pela Escola. Através da análise dos textos e dos discursos de professores e lideranças, o artigo se desenvolve tentando entender como os Mbyá se apropriam da técnica cidadã, representada na Escola, para (re)inventarem sua própria técnica e (re)tomarem sua própria cultura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosemary Modernel Madeira, FASEV ISES

Professora de Ciências da Vida do curso de Pedagogia

Downloads

Publicado

2008-06-29

Como Citar

MADEIRA, R. M. REFLEXÕES SOBRE A ESCOLA MBYÁ GUARANI: O MERO ESTAR AMBIENTAL E O CONHECIMENTO DA TÉCNICA. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 2, n. 1, p. 85, 2008. DOI: 10.22456/1982-6524.3722. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EspacoAmerindio/article/view/3722. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS