A INSERÇÃO DOS MOVIMENTOS INDÍGENAS NA ARENA POLÍTICA BOLIVIANA: NOVOS E VELHOS DILEMAS

Autores

  • Bruno Siqueira Abe Saber Miguel Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-6524.3121

Palavras-chave:

Bolívia, movimentos sociais, movimentos indígenas, democracia

Resumo

Tendo como objeto os movimentos indígenas bolivianos, o trabalho explora a articulação feita por esses grupos entre o universo simbólico e o universo instrumental, conforme concepção de Alain Touraine, abordando questões relacionadas à problemática histórica de sua exclusão e a forma pela qual este quadro se refletiu no cenário político boliviano, analisando as condições que propiciaram a atual ascensão política dos movimentos indígenas. Apesar de os movimentos indígenas terem adquirido certa projeção política no cenário boliviano, a persistência de um padrão de governo que não contempla e formação de espaços públicos de aprofundamento da democracia e a presença de obstáculos como as divisões regionais ainda impõem sérios riscos para a consolidação da democracia no país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Siqueira Abe Saber Miguel, Universidade de Brasília - UnB

Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (2005), onde também curso, atualmente, mestrado em Ciências Sociais no Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas (CEPPAC). Após trabalhar no Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), exerço hoje a função de técnico em pesquisa no Laboratório de Estudos do Futuro da UnB.

Downloads

Publicado

2008-06-29

Como Citar

SIQUEIRA ABE SABER MIGUEL, B. A INSERÇÃO DOS MOVIMENTOS INDÍGENAS NA ARENA POLÍTICA BOLIVIANA: NOVOS E VELHOS DILEMAS. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 2, n. 1, p. 68, 2008. DOI: 10.22456/1982-6524.3121. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EspacoAmerindio/article/view/3121. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS