INTER-RELAÇÕES ENTRE ESPAÇO FÍSICO, MODO DE VIDA MBYÁ-GUARANI E ALIMENTAÇÃO NA PERSPECTIVA DA SEGURANÇA ALIMENTAR: REFLEXÕES SOBRE A ÁREA INDÍGENA ARAÇA-Í EM PIRAQUARA/PR

Autores

  • Symone Cortese da Silva Auzani UFPR
  • Rubia Carla Formighieri Giordani ufpr

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-6524.3115

Palavras-chave:

Mbyá-Guarani, Segurança Alimentar e Nutricional, Direito Humano a Alimentação Adequada.

Resumo

Este trabalho é um estudo qualitativo sobre as inter-relações entre espaço físico, modo de vida e cultura alimentar entre os Mbyá-Guarani moradores da aldeia Karuguá (Paraná). No primei-ro momento discute-se a localização espacial e uma descrição sobre os elementos que a com-põem. No segundo momento surge o significado de ser um Mbyá-Guarani e suas inter-relações com o ambiente e com as práticas alimentares dessa etnia. Na terceira parte do traba-lho, busca-se promover uma reflexão sobre a relação entre a alimentação tradicional e a ali-mentação atual, enfatizando os aspectos referentes ao direito humano à alimentação adequada no contexto da Segurança Alimentar e Nutricional, com ênfase nos aspectos culturais. Por fim os direitos indígenas e as leis criadas pelo Estado brasileiro são problematizadas, pois eviden-cia-se que elas não garantem a realização do Direito Humano a alimentação Adequada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rubia Carla Formighieri Giordani, ufpr

Professora na Área de Nutrição em Saúde Pública do Departamento de Nutrição da Universidade Federal do Paraná. Mestre em Sociologia e Doutoranda em Sociologia, é pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Sociologia da Saúde da UFPR. Coordena o Núcleo de Estudos em Segurança Alimentar e Nutricional para Inclusão Social e atuando em projeto de extensão e pesquisa em comunidades rurais e indígenas.

Downloads

Publicado

2008-06-29

Como Citar

AUZANI, S. C. da S.; GIORDANI, R. C. F. INTER-RELAÇÕES ENTRE ESPAÇO FÍSICO, MODO DE VIDA MBYÁ-GUARANI E ALIMENTAÇÃO NA PERSPECTIVA DA SEGURANÇA ALIMENTAR: REFLEXÕES SOBRE A ÁREA INDÍGENA ARAÇA-Í EM PIRAQUARA/PR. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 2, n. 1, p. 129, 2008. DOI: 10.22456/1982-6524.3115. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EspacoAmerindio/article/view/3115. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS