ESCOLA, PENSAMENTO INDÍGENA E PENSAMENTO OCIDENTAL: REFLEXÕES PARA PENSAR A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA

Cláudia Pereira Antunes

Resumo


A educação escolar indígena, mesmo constituída dentro dos marcos legais do Estado e de uma concepção moderna de educação, demanda novas compreensões por parte da sociedade ocidental não apenas no que diz respeito à educação indígena, mas à sua própria relação com os povos indígenas. Pela sua condição de mediadora entre duas formas de pensar distintas, a escola indígena também constitui um terreno bastante fértil para pensar a própria concepção ocidental de educação. Este artigo dedica-se a refletir mais profundamente sobre alguns aspectos da relação entre a sociedade ocidental, baseada na racionalidade e na ciência, e os povos indígenas na constituição da escola indígena.

Palavras-chave


educação, escola indígena, pensamento ocidental, pensamento indígena

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DOI: https://doi.org/10.22456/1982-6524.10104

Qualis Área de Avaliação Classificação ANTROPOLOGIA / ARQUEOLOGIA B1 CIÊNCIAS AMBIENTAIS B2 COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO B2 DIREITO B3 EDUCAÇÃO B3 HISTÓRIA B3 INTERDISCIPLINAR B2 LINGUíSTICA E LITERATURA B2 LINGUíSTICA E LITERATURA B2 MEDICINA II B5 PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL / DEMOGRAFIA B3 PSICOLOGIA B3 SOCIOLOGIA