Pesquisa de Marketing e estudos de usuário: um paralelo entre os dois processos

Autores

  • Helen Frota Rozados UFRGS
  • Bárbara Pilatti Piffer UFRGS

Palavras-chave:

Pesquisa de Marketing. Estudos de usuário. Metodologia de pesquisa. Unidade de informação.

Resumo

Expõe o histórico, a evolução e as características da Pesquisa de Marketing e dos Estudos de Usuário, assinalando semelhanças e diferenças entre as duas técnicas. Traça um paralelo entre os objetivos pretendidos e as metodologias adotadas. Aponta que os objetivos, a metodologia, as fontes utilizadas são similares, tanto no caso da Pesquisa de Marketing quanto no de Estudos de Usuário. Conclui que ambas as investigações fornecem dados que permitem avaliar serviços e produtos já existentes, conhecer o que a concorrência está oferecendo e propor novos serviços e produtos que atendam às necessidades e às demandas dos usuários/clientes.

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Biografia do Autor

Helen Frota Rozados, UFRGS

Doutora em Comunicação e Informação (PPGCOM/UFRGS). Docente nos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Fabico/UFRGS). Líder do grupo de pesquisa NEITI (Núcleo de Estudos em Imagem, Tecnologia e Informação). E-mail: hrozados@gmail.com

Bárbara Pilatti Piffer, UFRGS

Graduanda do curso de Biblioteconomia da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Fabico/UFRGS). Monitora da disciplina Marketing em Sistemas de Informação (Fabico/UFRGS).

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Publicado

2010-03-10

Como Citar

ROZADOS, H. F.; PIFFER, B. P. Pesquisa de Marketing e estudos de usuário: um paralelo entre os dois processos. Em Questão, Porto Alegre, v. 15, n. 2, p. 169–182, 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/10387. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo