Fiscalizar e alfabetizar: dois papéis dos observatórios de meios latino-americanos

Autores

  • Susana Herrera Damas Universidad de Piura, Perú
  • Rogério Christofoletti UNIVALI-Brasil

Palavras-chave:

Observatórios de meios, América Latina, funções

Resumo

O artigo analisa as funções desempenhas pelos observatórios de imprensa de países da América Latina na tentativa de oferecer novos elementos para um perfil dessas iniciativas. Nove casos são estudados detalhadamente, tendo como contraponto entrevistas dos responsáveis pelos observatórios. O artigo enumera seis funções exercidas pelos media watchers: a) Revisar o conteúdo e a oferta dos meios; b) Elaborar estudos, informes e análises comparativas; c) Publicar ou difundir os resultados de suas atuações; d) Recolher queixas, críticas e comentários dos consumidores; e) Capacitar a audiência para o consumo crítico dos meios; f) Capacitar os jornalistas para a elaboração de um jornalismo de qualidade. Estas funções se enquadram em dois papéis distintos, característicos dos observatórios latino-americanos: i)fiscalizar a atuação dos meios de comunicação e dos profissionais com eles envolvidos e ii) alfabetizar midiaticamente os diversos públicos e mesmo os jornalistas na busca de produtos de informação com mais qualidade e ética.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Susana Herrera Damas, Universidad de Piura, Perú

Susana Herrera é doutora em Comunicação pela Universidad de Navarra (Espanha). Prêmio Extraordinário de Doutorado (2003), é co-autora de Ombudsman. El defensor de la audiência em los médios latinoamericanos, e autora de dezenas de artigos publicados em revistas acadêmicas. Atualmente, trabalha na Universidad de Piura (Peru), desenvolvendo pesquisas na análise de gêneros radiofônicos e das relações meios-sociedade.

Rogério Christofoletti, UNIVALI-Brasil

Rogério Christofoletti é doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). É professor do curso de Comunicação Social-Jornalismo (graduação) e do Mestrado em Educação na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Santa Catarina. É autor de dois livros (O discurso da transição e Monitores de Mídia: como o jornalismo catarinense percebe seus deslizes éticos) e co-organizador de Jornalismo em Perspectiva, com Maria José Baldessar. Suas pesquisas se dão no campo da Ética Jornalística e nas relações entre Educação e Comunicação. Currículo Lattes

Downloads

Publicado

2006-12-10

Como Citar

DAMAS, S. H.; CHRISTOFOLETTI, R. Fiscalizar e alfabetizar: dois papéis dos observatórios de meios latino-americanos. Em Questão, Porto Alegre, v. 12, n. 1, p. 149–169, 2006. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/8. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)