Tecnologias da Web Semântica para a recuperação de dados agrícolas: um estudo sobre o International Information System of the Agricultural Science and Technology (AGRIS)

Autores

  • Fábio Mosso Moreira UNESP - Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília
  • Ricardo César Gonçalves Sant'Ana UNESP - Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília
  • José Eduardo Santarem Segundo UNESP - Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília
  • Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti UNESP - Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245211.173-192

Palavras-chave:

Informações agrícolas. Tecnologias da Web Semântica. Recuperação de dados.

Resumo

As informações provenientes da agricultura estão distribuídas entre diversos agentes e instituições. Muitas dessas informações são disponibilizadas em formato digital, podendo ser acessadas por intermédio de tecnologias como a web. Contudo, a diversidade na cobertura conceitual dos temas da área e a heterogeneidade léxica dos termos utilizados para pesquisas são entraves na recuperação de dados e informações agrícolas. As tecnologias da Web Semântica podem contribuir no sentido de padronizar a representação semântica dos recursos informacionais disponíveis na web reduzindo estes entraves. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo descrever as tecnologias semânticas utilizadas no International Information System of the Agricultural Science and Technology – AGRIS, e apontar o papel destas no processo de recuperação de dados e informações agrícolas. Por meio de uma pesquisa bibliográfica e uma análise exploratória no portal web do AGRIS, foram descritas as tecnologias utilizadas pelo sistema e suas principais contribuições.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Mosso Moreira, UNESP - Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília

Mestrando em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília), pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) na Linha de Informação e Tecnologia. Membro do Grupo de Pesquisa "Novas Tecnologias em Informação" (GPNTI) desde 2013. Graduado Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Tupã). Possui Habilidade Profissional Técnica em Informática pela ETEC Massuyuki Kawano (Centro Paula Souza).

Ricardo César Gonçalves Sant'Ana, UNESP - Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília

Professor assistente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Tupã em regime de dedicação exclusiva. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista, Campus de Marília. Graduado em Matemática e Pedagogia, mestrado em Ciencia da Informacao pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008). Possui especializações em Gestão de Sistemas de Informação e Orientação à Objetos. Parecerista ad hoc de agências de fomento nacionais. Membro dos Grupos de Pesquisa - Novas Tecnologias em Informação-UNESP e CEPEAGRO-UNESP. Tem experiência na área de Ciência da Computação, atualmente realiza pesquisas com foco em: ciência da informação e tecnologia da informação, investigando temas ligados a Transparência Pública e ao Fluxo Informacional em Cadeias Produtivas. Atuou como professor na Faccat Faculdade de Ciencias Contábeis e Administracao de Tupa, onde coordenou curso de Administração com Habilitação em Análise de Sistemas por dez anos e o curso de Licenciatura em Computação. Atuou no setor privado como consultor e como integrador e pesquisador de novas tecnologias informacionais de 1988 a 2004.

José Eduardo Santarem Segundo, UNESP - Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP-Marília/SP, é Docente e Coordenador do Curso de Graduação em Ciências da Informação e da Documentação, do Departamento de Educação, Informação e Comunicação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (USP). Professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Unesp/Marília. Editor Geral da Revista InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação - USP. Atua na linha de pesquisa - Ambientes Digitais e Tecnologias Aplicadas a Informação e Comunicação - , com ênfase em Acervos Digitais e Web Semântica. Exerceu a função de Analista de Informática na Unesp de 1997 a 2011. Prêmio Ancib - Melhor Tese (Ciência da Informação) - Ano 2011. Menção Honrosa no Prêmio Capes de Teses - 2011 (Ciências Sociais Aplicadas).

Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti, UNESP - Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília

Formação acadêmica: Licenciada em Matemática pelo Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da UNESP (1986). Especialista em Ciência da Computação pelo Instituto de Ciências Matemáticas de São Carlos da USP (1987). Mestre em Ciências área de concentração - Ciências da Computação e Matemática Computacional - pelo Instituto de Ciências Matemáticas de São Carlos da USP (1993). Doutora em Educação - área de concentração Educação Brasileira - pela Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP (2001). Atuação profissional (atual): Professora Assistente-Doutora em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC - Campus de Marília, Departamento de Ciência da Informação. Docente dos cursos de graduação em Arquivologia e Biblioteconomia e dos cursos de mestrado acadêmico e doutorado em Ciência da Informação da Unesp. Assessora da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Unesp (PROPG). Coordenadora do Doutorado InterInstitucional UNESP e UFC área de Ciência da Informação (DINTER - início: 2010). Membro do projeto PROCAD - CAPES/UNESP/UFPB - Rede de Aprendizagem e Cooperação Científica em Ciência da Informação. Membro Titular do Conselho Editorial de Periódicos da UNESP - CEPC. Membro Titular do Conselho de Gestão Científica do Núcleo de Computação Científica da Unesp - GridUnesp. Membro Titular do Conselho Departamental de Ciência da Informação. Vice-Coordenadora do Laboratório de Desenvolvimento e Aplicação de Multímidia da FFC - UNESP. Membro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB). Líder do Grupo de Pesquisa - Novas Tecnologias em Informação. Parecerista ad hoc de agências de fomento nacionais. Parecerista e membro de Comitês Científicos de periódicos científicos Coordenadora do Projeto de Extensão Universitária: Inclusão Digital de alunos da UNATI - Marília. Pesquisadora da área de Ciência da Informação, com ênfases em Tecnologias de Informação e Comunicação e em Arquitetura da Informação digital Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - nível 2 - projeto de pesquisa: Arquitetura da Infomação e Usabilidade Digital: um estudo da contribuição teórica e metodológica no contexto da Ciência da Informação.

Referências

ANIBALDI, Stefano et al. Migrating bibliographic datasets to the semantic web: the AGRIS case. Semantic Web: Interoperability, Usability, Applicability an IOS Press Journal, v.2, p.1-9, 2013. Disponível em: <http://www.semantic-web-journal.net/system/files/swj463.pdf>. Acesso em: 10 jan. 2015.

BERNERS-LEE, Tim. Uniform Resource Identifier (URI): Generic Sintax. 2005. Disponível em: <http://tools.ietf.org/html/rfc3986>. Acesso em: 23 abr. 2014.

BERNERS-LEE. Tim. Long Live the Web. Scientific American, New York, v. 303, n.6, p.80-85, 2010. Disponível em: <http://www.cs.virginia.edu/~robins/Long_Live_the_Web.pdf>. Acesso em: 14 abr. 2014.

FOOD AND AGRICULTURE ORGANIZATION OF THE UNITED NATIONS (FAO). AGRIS: International Information System for the Agricultural Science and Technology. Roma: FAO, 2014a. Disponível em: <http://agris.fao.org/agris-search/index.do>. Acesso em: 10 jan. 2014.

FOOD AND AGRICULTURE ORGANIZATION OF THE UNITED NATIONS (FAO). Knowledge and information sharing through the AGRIS Network. Roma: FAO, 2014b. Disponível em: <http://agris.fao.org/knowledge-and-information-sharing-through-agris-network>. Acesso em: 10 jan. 2014.

HENDLER, Jim; BERNERS-LEE, Tim. From the Semantic Web to social machines: a research challenge for AI on the World Wide Web. Artificial Intelligence Journal, v. 174, p. 156-161, 2009. Disponível em: <http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0004370209001404>. Acesso em: 10 jan 2015.

RAMALHO, Rogério; VIDOTTI, Silvana; FUJITA, Mariângela. Web Semântica: uma investigação sob o olhar da Ciência da Informação. DataGramaZero – Revista de Informação, Rio de Janeiro, v. 8, n. 6, 2007. Disponível em: <http://www.dgz.org.br/dez07/Art_04.htm>. Acesso em: 10 jan. 2015.

ROUSSEY, Catherine et al. Ontologies in Agriculture. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON AGRICULTURAL ENGINEERING, 11., 2010, Shanghai. Proceedings... Clermont-Ferrand: Ed. LIRIS, 2010. p. 178-188.

SALOKHE, Gauri; SINI, Margherita; KEIZER, Johannes. Case Study: the semantic web for the agricultural domain, semantic navigation of food, nutrition and agriculture journal. 2007. Disponível em: <http://www.w3.org/2001/sw/sweo/public/UseCases/FAO/>. Acesso em: 04 fev. 2014.

SANT’ANA, Ricardo. Ciclo de Vida dos Dados e o papel da Ciência da Informação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 14., 2013, Florianópolis. Anais... Rio de Janeiro: Associação Nacional em Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB), 2013.

SANTAREM SEGUNDO, José Eduardo. Representação Iterativa: um modelo para repositórios digitais. 2010. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2010. Disponível em: <http://www.marilia.unesp.br/Home/Pos-Graduacao/CienciadaInformacao/Dissertacoes/santaremsegundo_je_do_mar.pdf >. Acesso em: 20 jan. 2015.

VIERO, Verônica; SILVEIRA, Ada. Apropriação de Tecnologias de Informação e Comunicação no meio rural brasileiro. Cadernos de Ciência e Tecnologia – Embrapa, Brasília, v. 28, n. 1, p. 257-277, 2011. Disponível em: <http://seer.sct.embrapa.br/index.php/cct/article/view/12042>. Acesso em: 17 jan. 2015.

WORLD WIDE WEB CONSORTIUM (W3C). Ontologies. Massachusetts: W3C/MIT, 2014c. Disponível em: <http://www.w3.org/standards/semanticweb/ontology>. Acesso em: 11 abr. 2014.

WORLD WIDE WEB CONSORTIUM (W3C). OWL 2 Web Ontology Language Document Overview (Second Edition). Massachusetts: W3C/MIT, 2012a. Disponível em: <http://www.w3.org/TR/owl2-overview>. Acesso em: 01 maio 2014.

WORLD WIDE WEB CONSORTIUM (W3C). OWL 2 Web Ontology Language: semantics and abstract syntax. Massachusetts: W3C/MIT, 2014a. Disponível em: <http://www.w3.org/TR/owl-semantics>. Acesso em: 01 maio 2014.

WORLD WIDE WEB CONSORTIUM (W3C). RDF 1.1 Concepts and Abstract Syntax. Massachusetts: W3C/MIT, 2014b. Disponível em: <http://www.w3.org/TR/rdf11-concepts>. Acesso em: 11 abr. 2014.

WORLD WIDE WEB CONSORTIUM (W3C). RDF Schema 1.1. Massachusettes: W3C/MIT, 2014d. Disponível em: <http://www.w3.org/TR/rdf-schema/#ch_introduction>. Acesso em: 22 jan. 2015.

WORLD WIDE WEB CONSORTIUM (W3C). SPARQL 1.1 Overview. Massachusetts: W3C/MIT 2013. Disponível em: <http://www.w3.org/TR/2013/REC-Sparql11-overview-20130321/>. Acesso em: 11 abr. 2014.

WORLD WIDE WEB CONSORTIUM. W3C XML Schema Definition Language (XSD) 1.1 Part 1: Structures. Massachusetts: W3C/MIT, 2012b. Disponível em: <http://www.w3.org/TR/xmlschema11-1/>. Acesso em: 17 jan. 2015.

Downloads

Publicado

2015-05-08

Como Citar

MOREIRA, F. M.; SANT’ANA, R. C. G.; SEGUNDO, J. E. S.; VIDOTTI, S. A. B. G. Tecnologias da Web Semântica para a recuperação de dados agrícolas: um estudo sobre o International Information System of the Agricultural Science and Technology (AGRIS). Em Questão, Porto Alegre, v. 21, n. 1, p. 173–192, 2015. DOI: 10.19132/1808-5245211.173-192. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/50317. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)