Novos caminhos e alternativas para a Webometria

Autores

  • Fabio Castro Gouveia Fundação Oswaldo Cruz

Palavras-chave:

Webometria. Cibermetria. Mecanismo de busca. Aspector metodológico. Allinanchor

Resumo

Com cerca de 15 anos de existência a webometria vivencia hoje um cenário de crise e novos desafios diante das restrições de acesso a informação impostos pelos mecanismos de busca comerciais, colocando em cheque as tradicionais análises de hiperlinks. Historicamente, o link foi a unidade central de informação da webometria por ser e a ligação direta entre os atores (páginas) que compõem Web. Diante deste cenário, como obter daqui para frente dados webométricos? Neste momento crítico, novas oportunidades são geradas pelo desenvolvimento de metodologias para o campo. Neste artigo apontamos algumas reflexões e exploramos possibilidades que vem sendo discutidas entre os pesquisadores, como retorno ao uso de web crawlers e a citação da URL e de palavras em mecanismos de busca comerciais, além de trazer uma abordagem ainda pouco explorada, por meio do uso de um operador do Google, o allinanchor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabio Castro Gouveia, Fundação Oswaldo Cruz

Fábio Castro Gouveia é Doutor em Ciências (Educação, Gestão e Difusão em Biociências) pela UFRJ e atualmente trabalha na Fundação Oswaldo Cruz. Atua na área de Divulgação Científica e Comunicação em Saúde, com ênfase em Museus e Centros de Ciência, Internet, Multimídias e Webometria.

Downloads

Publicado

2013-01-10

Como Citar

GOUVEIA, F. C. Novos caminhos e alternativas para a Webometria. Em Questão, Porto Alegre, v. 18, n. 3, p. 249–261, 2013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/33270. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo