Imprensa das classes subalternas: atualização e atualidade de um conceito

Autores

  • Rozinaldo Antonio Miani Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

Imprensa proletária. Imprensa operária. Comunicação popular. Comunicação comunitária.

Resumo

A vitalidade ou degenerescência, o uso ou desuso de um conceito depende das características políticas e das condições sócio-histó- ricas das práticas que lhe dão substância. O caso do conceito de “imprensa das classes subalternas” se apresenta como típico para dar sustentação a esse argumento. O presente artigo tem como objetivo desenvolver uma reflexão sobre o conjunto das práticas comunicativas impressas no âmbito da comunicação popular e comunitária, por considerá-las herdeiras da tradição da imprensa proletária, bem como apresentar os componentes presentes no conceito de “imprensa das classes subalternas” que nos permita afirmar a sua pertinência para estabelecer uma análise atual da história da chamada imprensa proletária/operária no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rozinaldo Antonio Miani, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em História pela Universidade Estadual Paulista (Unesp/Campus Assis). Professor Adjunto do Departamento de Comunicação e do Programa de Mestrado em Comunicação Visual da Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Downloads

Publicado

2010-07-20

Como Citar

MIANI, R. A. Imprensa das classes subalternas: atualização e atualidade de um conceito. Em Questão, Porto Alegre, v. 16, n. 1, p. 193–208, 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/12981. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo