Empoderamento das mulheres quilombolas: contribuições das práticas mediacionais desenvolvidas na Ciência da Informação

Autores

  • Cleyciane Cássia Moreira Pereira UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
  • Jaires Oliveira Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
  • Maria Isabel de Jesus Sousa Barreira UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245222.114-139

Palavras-chave:

Ciência da Informação. Mediação da informação. Responsabilidade social. Comunidades quilombolas. Práticas associativas.

Resumo

O processo de mediação dentro das Comunidades Quilombolas constitui-se como elemento facilitador da inclusão social. São abordadas, tanto as atividades associativas das mulheres quilombolas de Itamatatiua, quanto o modo como práticas de interajuda africanas estão presentes nas relações sociais da população itamatatiuense diante dos recorrentes entraves políticos e econômicos. A presente revisão de literatura direcionou nossa reflexão a um consenso; o de que o processo de mediação da informação, objeto de estudo da Ciência da Informação, poderá auxiliar não apenas no empoderamento, mas também na conscientização dos indivíduos sobre sua própria força e poder de atuação em prol de sua inclusão social, contribuindo, dessa forma, para o protagonismo social dessas comunidades marginalizadas.

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Biografia do Autor

Cleyciane Cássia Moreira Pereira, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia (PPGCI/UFBA) (2014-). Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB) (2009-2011). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) (2007). Integra o Grupo de Estudos Integrando Competências, Construindo Saberes, Formando Cientistas (GEINCOS) da UFPB. Bibliotecária-Documentalista da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência nas áreas de Arquivologia, Biblioteconomia, Ciência da Informação. Ainda possui experiência em Elaboração de Trabalhos Monográficos, Normalização de Trabalhos Acadêmicos e com as NBRs da ABNT referente a Informação e Documentação.

Jaires Oliveira Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Professora substituta do Departamento de Documentação e Informação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestranda em Ciência da Informação no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFBA). Especializanda em Docência no Ensino Superior na PUC/RS. Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal da Bahia (2013). Membro do grupo de pesquisa: Competências profissionais e produção do conhecimento na contemporaneidade (CPPCC). Participa do projeto de pesquisa Identidade Bibliotecária: perfil dos egressos do curso de biblioteconomia e Documentação da UFBA, objetivando compor o livro comemorativo dos 70 anos do Curso de Biblioteconomia na Bahia. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, Formação Profissional, Competência em Informação, Gestão da Informação, Memória e Normalização de Trabalhos Acadêmicos.

Maria Isabel de Jesus Sousa Barreira, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal da Bahia (1992) e Direito pela FSBA, 2014, mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (2001) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2007). Atualmente é professor Adjunto IV da Universidade Federal da Bahia, Vice-Coordenadora do Curso de Biblioteconomia e Documentação/UFBA, Professora do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação/ICI/UFBA (MESTRADO e DOUTORADO) e dos Curso de Biblioteconomia e Arquivologia e Especialização. Membro da Comissão editoria da revista PONTO DE ACESSO. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: biblioteca escolar, mémoria, abnt, bibliotecas comunitárias, leitura, currículo, competêencia informacional, metodologia da pesquisa e arquivo escolar

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Publicado

2016-08-11

Como Citar

PEREIRA, C. C. M.; SANTOS, J. O.; BARREIRA, M. I. de J. S. Empoderamento das mulheres quilombolas: contribuições das práticas mediacionais desenvolvidas na Ciência da Informação. Em Questão, Porto Alegre, v. 22, n. 2, p. 114–139, 2016. DOI: 10.19132/1808-5245222.114-139. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/56837. Acesso em: 29 mar. 2024.

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