Gestão do conhecimento e desafios educacionais contemporâneos

Autores

  • Rosilene Agapito da Silva Llarena Universidade Federal da Paraíba
  • Emeide Nóbrega Duarte Universidade Federal da Paraíba
  • Raquel do Rosário Santos Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245212.222-242

Palavras-chave:

Educação contemporânea. Gestão do conhecimento. Políticas públicas educacionais. Mediação.

Resumo

Discute a importância da Gestão do Conhecimento (GC) frente aos desafios educacionais contemporâneos no contexto das políticas públicas brasileiras; defende a ideia da importância social da GC nos processos educacionais, por meio de procedimentos mediativos, tanto para caracterizar as organizações educativas como para a necessidade de formar ou educar. Em termos metodológicos, apresenta sinalizações a partir da pesquisa bibliográfica e exploratória acerca da GC e seus processos teórico-metodológicos e de mediação frente às necessidades educacionais contemporâneas. Apresenta três fases: a primeira, de classificação, leitura, análise, interpretação e discussão dos documentos bibliográficos; a segunda, de adequação dos textos estudados aos objetivos da pesquisa; por fim, o estudo sobre os desafios e as políticas públicas educacionais frente à GC por meio de processos mediativos. Resulta na apresentação de um modelo que facilitará a organização estrutural de instituições de ensino e as políticas públicas educacionais face ao imperativo de GC e aos desafios educacionais contemporâneos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosilene Agapito da Silva Llarena, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba.

Emeide Nóbrega Duarte, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Administração pela Universidade Federal da Paraíba. Professora da Universidade Federal da Paraíba.

Raquel do Rosário Santos, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba.

Referências

ALMEIDA JÚNIOR, O. F. Mediação da informação e múltiplas linguagens. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 9., 2008, São Paulo. Anais... São Paulo: Universidade de São Paulo, 2008. 1 CD-ROM.

ALVARENGA NETO, R. C. D.; BARBOSA, R. R. ; PEREIRA, H. J. Gestão do conhecimento ou gestão de organizações da era do conhecimento? Um ensaio teórico-prático a partir de intervenções na realidade brasileira. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 12, n. 1, p. 5-24, 2007.

ARAÚJO, C. A. Á. Correntes teóricas da Biblioteconomia, Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. São Paulo, v. 9, n.1, p. 41-58, 2013.

BARBOSA, R. R. Gestão da informação e do conhecimento: origens, polêmicas e perspectivas. Informação & Informação, Londrina, v. 13, n. esp. p. 1-25, 2008.

BETTENCOURT, M. P. L.; CIANCONI, R. B. Gestão do conhecimento: um olhar sob a perspectiva da Ciência da Informação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 13, 2012, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ANCIB, 2012.

BUKOWITZ, W. R.; WILLIAMS, R. L. Manual de gestão do conhecimento: ferramentas e técnicas que criam valor para a empresa. Porto Alegre: Bookman, 2002.

CIANCONI, R. B. Gestão do conhecimento: visão de indivíduos e organizações no Brasil. 2003. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2003.

CRUZ, V. V. Um oratório salesiano como proposta de políticas públicas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Pará, Belém, 2009.

DAVENPORT, T. H.; PRUSAK, L. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. Rio de Janeiro: Campus, 2003.

FERNANDES, A. S. A. Políticas públicas: definição, evolução e o caso brasileiro na política social. In: DANTAS, H; M. JÚNIOR, J. P. (Org.). Introdução à política brasileira. São Paulo: Paulus, 2007, p.203-226.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

HENRY, N. Knowledge management: a new concern for public administration. Public Administration Review, Washington, v. 34, n. 3, p. 189-196, 1974.

ILHARCO, F. Filosofia da Informação: uma introdução à informação como fundação da ação, da comunicação e da decisão. Lisboa: Universidade Católica, 2003.

LLARENA, R. A. S. Redes sociais no contexto das Políticas Públicas do Projovem Urbano no Estado da Paraíba. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) -Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2012.

LYNN, L. E. Designing public policy: a casebook on the role of policy analysis. Santa Mônica: California: Goodyear, 1980.

MARQUES, E. C. Estado e redes sociais: permeabilidade e coesão nas políticas urbanas no Rio de Janeiro. São Paulo: FAPESP; Rio de Janeiro: Revan, 2000.

MEAD, L. M. Public policy: vision, potential, limits. Policy Currents, New York, p. 1-4, Feb. 1995.

MINOGUE, K. Política: uma brevíssima introdução. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.

MIRANDA, R. C. R. O uso da informação na formulação de ações estratégicas pelas empresas. Ciência da Informação, Brasília, v. 28, n. 3, p. 286-292, 1999.

PINHEIRO, M. M. K. Políticas de informação e estado informacional. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA DA ANCIB, 10., 2009, João Pessoa. Anais... João Pessoa: UFPB, 2009.

PONZI, L., J.; KOENIG, M. Knowledge management: another management fad? Information Research, Lund, v. 8, n. 1, p. 9-16, 2002.

PRETTO, N. L. Políticas públicas educacionais no mundo contemporâneo. Liinc em Revista, Brasília, v. 2, n. 1, p. 8-21, 2006.

PRUSAK, L. Where did knowledge management came from? IBM Systems Journal, [S. l.], v. 40, n. 4, p.1002-1007, 2001.

REZENDE, D. A. Sistemas de conhecimento e as relações com a gestão do conhecimento e com a inteligência organizacional nas empresas privadas e nas organizações públicas. In: TARAPANOFF, K. Inteligência, informação e conhecimento em corporações. Brasília: IBICT/UNESCO, 2006. p. 257-276.

SAVIANI, D. A Política Educacional no Brasil. In: STEPHANOU, M.; BASTOS, M. H. C. (Orgs). Histórias e memórias da Educação no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2005.

SECCHI, L. Políticas públicas: conceitos, esquemas de análise, casos práticos. São Paulo: Cengage Learning, 2010.

SILVA, H. M.; VALENTIM, M. L. P. Modelos de gestão do conhecimento aplicados a ambientes empresariais. In: VALENTIM, M. L. P. (Org.). Gestão da informação e do conhecimento no âmbito da Ciência da Informação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2008.

TERRA, J. C. C. Gestão do conhecimento: o grande desafio empresarial. São Paulo: Negócio, 2000.

VALENTIM, M. L. P. (Org.). Informação, conhecimento e inteligência organizacional. 2. ed. Marília: FUNFEPE, 2007.

VALENTIM, M. L. P. (Org.). Gestão da informação e gestão do conhecimento: especificidades e convergências. Londrina: InfoHome, 2004. Disponível em: < http://www.ofaj.com.br/colunas_conteudo.php?cod=88>. Acesso em: 24 nov. 2013.

VON KROGH, G.; ICHIJO, K.; NONAKA, . Facilitando a criação de conhecimento: reinventando a empresa com o poder da inovação contínua. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

Downloads

Publicado

2015-09-17

Como Citar

LLARENA, R. A. da S.; DUARTE, E. N.; SANTOS, R. do R. Gestão do conhecimento e desafios educacionais contemporâneos. Em Questão, Porto Alegre, v. 21, n. 2, p. 222–242, 2015. DOI: 10.19132/1808-5245212.222-242. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/53901. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)