Avaliação do impacto do treinamento sob a perspectiva da competência informacional: o caso do Portal de Periódicos da Capes

Autores

  • Fernanda Gomes Almeida Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Beatriz Valadares Cendón Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245211.26-50

Palavras-chave:

Portal de Periódicos da Capes. Competência informacional. Avaliação. Educação superior. Treinamento de usuário.

Resumo

Este estudo teve por objetivo verificar o impacto dos treinamentos para o uso do Portal de Periódicos da Capes no nível da competência informacional. A metodologia foi qualitativa e a amostra da pesquisa foi formada, na primeira etapa – teste pré-treinamento, por 14 alunos matriculados nos treinamentos de uso do Portal de Periódicos da Capes oferecidos à comunidade da Universidade Federal de Minas Gerais. Após o teste pré-treinamento, os estudantes passaram por uma sessão de instrução. Na segunda etapa da pesquisa – teste pós-treinamento e entrevistas, participaram sete dos 14 alunos presentes na etapa inicial. A coleta de dados foi realizada por meio de observação com gravação da tela do computador no teste pré- treinamento e observação com a respectiva gravação de tela e entrevista no póstreinamento, que ocorreu duas semanas após a primeira etapa. Os dados foram coletados e analisados com base no segundo padrão da norma da ACRL Information Literacy Competency Standards for Higher Education. Conclui-se que a participação nas sessões de treinamentos influencia positivamente a obtenção e o desenvolvimento das competências informacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Gomes Almeida, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Mestranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Escola de Ciência da Informação da UFMG. Bibliotecária da Biblioteca Universitária da UFMG.

Beatriz Valadares Cendón, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutorado em Library and Information Science pela University of Texas at Austin. Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Escola de Ciência da Informação da UFMG.

Referências

ALMEIDA, Fernanda Gomes; OLIVEIRA, Carla Cristina Vieira de. A criação de um setor de apoio aos usuários do Portal de Periódicos da Capes na UFMG. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 24., 2011, Maceió. Anais... Maceió: FEBAB, 2011. Disponível em: <http://febab.org.br/congressos/index.php/cbbd/xxiv/>. Acesso em: 12 maio 2014.

ALMEIDA, Maria da Graça Gomes. La integración de la alfabetización informacional (ALFIN) en la formación del estudiante universitario: análisis de iniciativas en Brasil y España. 2014. 441f. Tese (Doctorado en Documentación: Archivos y Bibliotecas en el Entorno Digital) - Departamento de Biblioteconomía y Documentación, Universidad Carlos III de Madrid, Getafe, 2014. Disponível em: <https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15488>. Acesso em: 17 jul. 2014.

AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION (ALA). Presidential Committee on Information Literacy: final report. Chicago, 1989. Disponível em: <http://www.ala.org/acrl/publications/whitepapers/presidential>. Acesso em: 29 jul. 2013.

ASSOCIATION OF COLLEGE AND RESEARCH LIBRARIES (ACRL). Information Literacy Competency Standards for Higher Education. Chicago, 2000. Disponível em: <http://www.ala.org/acrl/standards/informationliteracycompetency>. Acesso em: 01 ago. 2014.

CAMPELLO, Bernadete dos Santos. Biblioteca escolar: temas para uma prática pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

CENDÓN, Beatriz Valadares; SOUZA, Juliana Lopes de Almeida; RIBEIRO, Nádia Ameno. Satisfação dos usuários do Portal da Capes: um estudo sobre a obtenção de sucesso no uso do sistema. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 16, n. 2, p. 67-100, abr./jun. 2011. Disponível em: <http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/1236>. Acesso em: 12 mar. 2012.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). Novo site do Portal de Periódicos da Capes. 2014. Disponível em: <http://www-periodicos-capes-gov-br.ez45.periodicos.capes.gov.br/index.php?option=com_phome>.Acesso em: 07 jul. 2014.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). Nova ferramenta de busca recupera dados com maior velocidade. 2012. Disponível em: <http://www.periodicos.capes.gov.br/?option=com_pnews&component=NewsShow&view=pnewsnewsshow&cid=205&mn=0>. Acesso em: 06 fev. 2013.

DEBOWSKI, Shelda. Wrong way: go back! An exploration of novice search behaviours while conducting an information search. The Electronic Library, Oxford, v. 19, n. 6, p. 371-382, 2001. Disponível em: <http://www.emeraldinsight.com/journals.htm?articleid=861940>. Acesso em: 03 nov. 2013.

FERNEDA, Edberto. Recuperação de Informação: análise sobre a contribuição da Ciência da Computação para a Ciência da Informação. 2003. 147 f. Tese (Doutorado) – Escola de Comunicação e Artes. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27143/tde-15032004-130230/pt-br.php>. Acesso em: 03 nov. 2013.

GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Letramento informacional: pesquisa, reflexão e aprendizagem. Brasília: Faculdade de Ciência da Informação/Universidade de Brasília, 2012. Disponível em:

<http://leunb.bce.unb.br/bitstream/handle/123456789/22/Letramento_Informacional.pdf?sequence=3>. Acesso em: 17 ago. 2013.

GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. O pensamento reflexivo na busca e no uso da informação na comunicação científica. 2008. 241 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Universidade de Brasília, 2008. Disponível em:

<http://bdtd.bce.unb.br/tedesimplificado/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3564>. Acesso em: 17 ago. 2013.

GUIRADO, Jane Rodrigues; COELHO, Maria de Fátima Pinto. O Sistema de Bibliotecas e o Portal de Periódicos da CAPES: irradiando a pesquisa na UFMG. 2008. 109 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Estratégica da Informação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008.

HARTLEY, R. J. et al. Online searching: principle and practice. Bowker-Saur: London, 1990.

LANCASTER, F. Wilfrid. Information retrieval systems: characteristics, testing and evaluation. 2nd ed. New York: John Willey, 1979.

LANCASTER, F. Wilfrid. Avaliação de serviços de bibliotecas. Brasília: Briquet de Lemos, 2004.

LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean; SIMAN, Lana Mara de Castro. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artmed, 1999.

NEELY, Teresa Y.; SULLIVAN, Katy. Integrating the ACRL stardands. In: NEELY, Teresa Y. Information literacy assessment: standards-based tools and assignment. Chicago: American Library Association, 2006. p. 6-18.

PÉREZ GUTIÉRREZ, Mario. El lenguaje de interrogación: una gramática formal para la recuperación de la información. Revista Española de Documentación Científica, Madrid, v. 23, n. 3, p. 247-266, 2000. Disponível em: <http://redc.revistas.csic.es/index.php/redc/article/viewArticle/323>. Acesso em: 03 nov. 2013.

RADER, Hannelore. Foreword. In: NEELY, Teresa Y. Information literacy assessment: standards-based tools and assignment. Chicago: American Library Association, 2006. p. v-vii.

ROWLEY, Jennifer. A biblioteca eletrônica. 2. ed. Brasília: Briquet de Lemos, 2002.

SOUZA, Katyusha Madureira Loures. Personalização de serviços de informação oferecidos na web: estudo do Portal de Periódicos da CAPES. 2010. 193 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Departamento de Ciência da Informação e Documentação, Universidade de Brasília, Brasília, 2010. Disponível em:<http://repositorio.bce.unb.br/bitstream/10482/8413/1/2010_KatyushaMadureiraLouresDeSouza.pdf>. Acesso em: 06 fev. 2013.

Downloads

Publicado

2015-05-08

Como Citar

ALMEIDA, F. G.; CENDÓN, B. V. Avaliação do impacto do treinamento sob a perspectiva da competência informacional: o caso do Portal de Periódicos da Capes. Em Questão, Porto Alegre, v. 21, n. 1, p. 26–50, 2015. DOI: 10.19132/1808-5245211.26-50. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/49451. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo