O surgimento da Midiocracia

Autores

  • César Steffen UNILASALLE UNIRITTER

Palavras-chave:

Mídia. Midiatização. Comunicação política. Midiocracia.

Resumo

O sistema democrático contemporâneo é amplamente influenciado pela presença e ações dos meios de comunicação. A mídia é condição indispensável para os fazeres dos diversos campos sociais nas democracias contemporâneas, sendo o acesso às suas linguagens e tecnologias, em toda sua amplitude e diferentes características, indispensável para os fazeres e estratégias dos diversos atores sociais, naquilo que se denomina de midiatização da sociedade. Este processo de midiatização coloca a mídia como condição para os processos políticos e democráticos modernos. Na medida em que é através das redes midiáticas que as questões se fazem negociáveis e tensionam os processos dos demais campos, influencia as resoluções necessárias ao desenvolvimento e à sustentação das lógicas sociais e democráticas onde se insere. Assim, a mídia mostra-se como elemento fundamental da política e da democracia contemporâneas.

 

The emergence of Mediacracy

Abstract: The contemporary democratic system is largely influenced by the presence and the action of the media. The media is an indispensable condition for contemporary democracies in its various fields, acessing their languages and technologies, in all its breadth and different features, to make them indispensable, in what is called the mediatization of the society. This process of mediatization puts the media as a condition for democratic political processes. Insofar as it is through the media networks that issues are negotiable and processes from other fields are tensioned, media influences all the resolutions that are necessary for the development and for the support of the social and democratic logic. Thus, the media shows up as a fundamental element of contemporary politics and democracy.

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Biografia do Autor

César Steffen, UNILASALLE UNIRITTER

César Steffen

doutor em Comunicação Social formado pela FAMECOS/PUCRS em 2010. Possui graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2004) e é especialista em Educação à Distância (2008). Iniciou sua carreira no mercado de comunicação em 1992, inicialmente como redator, posteriormente como diretor de criação e marketing, e em projetos de comunicação digital e e-commerce. É docente nas áreas de Comunicação Social e Administração - Marketing, com ampla experiência também em gestão educacional.É consultor de empresas nas áreas de marketing, internet, comunicação, publicidade e administração. Foi consultor externo do SEBRAE-RS, apoiando o desenvolvimento de micro e pequenas empresas, especialmente as instaladas em Incubadoras Empresariais.

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Publicado

2013-07-25

Como Citar

STEFFEN, C. O surgimento da Midiocracia. Em Questão, Porto Alegre, v. 19, n. 1, p. 258–274, 2013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/31646. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo