Educação de qualidade para países da América Latina: análise e contribuições da Política para o Sucesso Educacional do Québec
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245263.490-514Palavras-chave:
Política de Educação, Agenda 2030, América Latina, Canadá, Québec.Resumo
Este estudo teve como objetivo apresentar recomendações sobre a educação de qualidade aos governos dos países da América Latina, adotando a Política de Sucesso Educacional de Québec como o principal documento oficial dessa província para alcançar educação de qualidade. Utilizando o método de análise de conteúdo, investigou-se em que medida a Política de Sucesso Educacional do Québec se adere ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 4 (Educação de Qualidade), bem como analisou-se a concordância das palavras mais significativas da mesma política. O resultado demonstra que a Política de Sucesso Educacional de Québec compreende atos que se destinam principalmente à promoção do desenvolvimento equitativo das pessoas, ao aprendizado, habilidades e competências das pessoas e à qualidade no ensino e nos processos de aprendizagem e nos espaços de aprendizagem. Em contrapartida, os atos menos significativos na análise, mas igualmente fundamentais para o desenvolvimento da sociedade, estão relacionados às condições mínimas para alcançar uma educação de qualidade e à formação profissional para promover educação de qualidade. Além disso, foi compreendido que a garantia da educação de qualidade nos países latinoamericanos pode estar imediatamente ligada a alguns âmbitos, como os dos estudantes, da escola, da prestação de serviços e da educação. O estudo conclui que os governos dos países da América Latina podem apoiar a garantia da educação de qualidade para seus povos se conferirem atenção especial aos alunos, à escola, aos serviços e à educação na sociedade.Downloads
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