Educação de qualidade para países da América Latina: análise e contribuições da Política para o Sucesso Educacional do Québec

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245263.490-514

Palavras-chave:

Política de Educação, Agenda 2030, América Latina, Canadá, Québec.

Resumo

Este estudo teve como objetivo apresentar recomendações sobre a educação de qualidade aos governos dos países da América Latina, adotando a Política de Sucesso Educacional de Québec como o principal documento oficial dessa província para alcançar educação de qualidade. Utilizando o método de análise de conteúdo, investigou-se em que medida a Política de Sucesso Educacional do Québec se adere ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 4 (Educação de Qualidade), bem como analisou-se a concordância das palavras mais significativas da mesma política. O resultado demonstra que a Política de Sucesso Educacional de Québec compreende atos que se destinam principalmente à promoção do desenvolvimento equitativo das pessoas, ao aprendizado, habilidades e competências das pessoas e à qualidade no ensino e nos processos de aprendizagem e nos espaços de aprendizagem. Em contrapartida, os atos menos significativos na análise, mas igualmente fundamentais para o desenvolvimento da sociedade, estão relacionados às condições mínimas para alcançar uma educação de qualidade e à formação profissional para promover educação de qualidade. Além disso, foi compreendido que a garantia da educação de qualidade nos países latinoamericanos pode estar imediatamente ligada a alguns âmbitos, como os dos estudantes, da escola, da prestação de serviços e da educação. O estudo conclui que os governos dos países da América Latina podem apoiar a garantia da educação de qualidade para seus povos se conferirem atenção especial aos alunos, à escola, aos serviços e à educação na sociedade.

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Biografia do Autor

Everton da Silva Camillo, Sao Paulo State University

Ph.D. candidate and Master in Information Science; Bachelor in Library Studies and Information Science

Dorothée Boccanfuso, Mohammed VI Polytechnic University

Full Professor at Faculty of Governance, Economic and Social Sciences

Claudio Marcondes de Castro Filho, Sao Paulo University

Ph.D in Information Science; Professor in the Education, Information and Comunication Department at Sao Paulo University

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Publicado

2020-09-16

Como Citar

CAMILLO, E. da S.; BOCCANFUSO, D.; CASTRO FILHO, C. M. de. Educação de qualidade para países da América Latina: análise e contribuições da Política para o Sucesso Educacional do Québec. Em Questão, Porto Alegre, v. 26, n. 3, p. 490–514, 2020. DOI: 10.19132/1808-5245263.490-514. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/99502. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo