Redes de Colaboração em Educação Física: comparação entre as subáreas Biodinâmica do Movimento e Sociocultura e Pedagógica

Felipe Ferreira Barros Carneiro, Amarílio Ferreira Neto, Wagner dos Santos

Resumo


O estudo objetiva investigar, caracterizar e analisar as redes de colaboração científica existentes na área de Educação Física, de maneira a compreender o desenvolvimento histórico das redes das subáreas Biodinâmica do Movimento e Sociocultural e Pedagógica, estabelecendo uma comparação entre as suas características e de seus impactos na comunicação científica. Utiliza como fonte 10 periódicos científicos de cada subárea. Para produção e manipulação das redes foram combinados os softwares Endnote X7.5 (produção do banco de dados); VOSviewer 1.6.10 (elaboração da rede primária); e Gephi 0.92 por meio do algoritmo Fruchterman-Reingold. Conclui-se que as duas subáreas tem se desenvolvido de maneira fragmentada, porém, com a presença de redes do tipo small worlds.

Palavras-chave


Educação Física; Redes de Colaboração; Cientometria.

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DOI: https://doi.org/10.19132/1808-524500.%25p



Em Questão | ISSN 1808-5245 | EQ no Facebook | EQ no Google Scholar

Classificação Qualis: A2 - Comunicação e Informação; B2 - Ciências Ambientais; B3 - Administração, Ciências Contábeis e Turismo; B4 - Sociologia; B5 - Engenharias I.

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