Redes de colaboração científica em Educação Física: comparação entre a subárea Biodinâmica do Movimento e a subárea Sociocultural e Pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245263.146-172

Palavras-chave:

Educação Física, Redes de colaboração, Cientometria.

Resumo

O estudo objetiva investigar, caracterizar e analisar as redes de colaboração científica existentes na área de Educação Física, de maneira a compreender o desenvolvimento histórico das redes da subárea Biodinâmica do Movimento e da subárea Sociocultural e Pedagógica, estabelecendo uma comparação entre as suas características e entre seus impactos na comunicação científica. Utiliza como fonte dez periódicos científicos de cada subárea. Para a produção e manipulação das redes, foram combinados os softwares Endnote X7.5 (produção do banco de dados), VOSviewer 1.6.10 (elaboração da rede primária) e Gephi 0.92 por meio do algoritmo Fruchterman-Reingold. Concluise que as duas subáreas têm se desenvolvido de maneira fragmentada, mas por meio de redes do tipo small worlds.

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Biografia do Autor

Felipe Ferreira Barros Carneiro, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

Doutor em Educação Física no PPGEF/UFES 2019. É mestre em Educação Física pelo PPGEF/UFES 2011. Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2008). Atuou como professor na Universidade Vila Velha (2011-2015). Atualmente é professor no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Estado do Espírito Santo. Tem experiência em pesquisa na área de Educação Física, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Bibliometria, Cientometria e Análise de Produção Científica e Epistemologia

Amarílio Ferreira Neto, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor Titular da Universidade Federal do Espírito Santo com atuação na graduação (licenciatura e bacharelado), mestrado e doutorado na área de Educação Física. Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Sergipe (1984), mestrado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1989) e doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1999). É docente da Universidade Federal do Espírito Santo desde 27 de dezembro de 1989. Foi chefe do Departamento de Desportos (1992); Diretor do Centro de Educação Física e Desportos (1992-1996 e 2004-2006), Pró-Reitor de Administração (2006-2014). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria da educação física, educação física - periódicos - avaliação, educação física, periódicos - bibliografia, educação física - pesquisa - historiografia e educação física, currículo, cotidiano.

Wagner dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2002), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2010). Atualmente é professor do Curso de Educação Física; do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (Mestrado e Doutorado) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado) da Universidade Federal do Espírito Santo. Líder do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (Proteoria). Foi Coordenador do PIBID/Educação Física da Ufes e Subcoordenador do Programa de Formação Continuada de Professores e Pedagogas do Ensino Médio da Rede Estadual do Espírito Santo. Tem experiência na área de Educação e Educação Física, com ênfase em Avaliação Educacional, Currículo e Estágio Supervisionado, Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação, formação, e currículo. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

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Publicado

2020-09-16

Como Citar

CARNEIRO, F. F. B.; FERREIRA NETO, A.; DOS SANTOS, W. Redes de colaboração científica em Educação Física: comparação entre a subárea Biodinâmica do Movimento e a subárea Sociocultural e Pedagógica. Em Questão, Porto Alegre, v. 26, n. 3, p. 146–172, 2020. DOI: 10.19132/1808-5245263.146-172. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/99022. Acesso em: 19 mar. 2024.

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