Tendências de inovação em serviços de bibliotecas universitárias: estudo de caso do CRAI Universitat Pompeu Fabra em Barcelona, Espanha
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245271.430-455Palavras-chave:
Inovação. Bibliotecas Universitarias. CRAI. Universitat Pompeu Fabra.Resumo
Neste artigo, são analisados produtos e serviços de base digital oferecidos pelo Centro de Recursos para Aprendizagem e Investigação da Universitat Pompeu Fabra em Barcelona, Espanha. O perfil da pesquisa é comparativo, bibliográfico e documental, e os dados foram coletados a partir de leitura e análise dos relatórios do New Media Consortium – NMC Horizon Report: 2015 Library Edition e NMC Horizon Report: 2017 Library Edition e da página web do Centro de Recursos para Aprendizagem e Investigação da Universitat Pompeu Fabra. Dados foram coletados também por meio de observação não participante realizada em visita à biblioteca do Campus del Poblenau, o que permite caracterizar a pesquisa como estudo de caso. Os dados foram submetidos a análise de conteúdo e foram categorizados. Os resultados demonstram a presença de muitas das tendências apresentadas nos relatórios do New Media Consortium, em especial aquelas de uso de tecnologia mais básica. É possível também observar, um pouco mais timidamente, a personalização de alguns serviços de acordo com as necessidades dos pesquisadores, assim como a oferta de ferramentas 2.0, bem como a entrega de conteúdos via dispositivos eletrônicos. O uso de tecnologias mais avançadas como Big Data, inteligência artificial ou tecnologia de localização, por exemplo, ainda não é encontrado. Conclui-se que são perceptíveis esforços para uma constante implementação de serviços e produtos de base digital, e, embora avanços tecnológicos mais sofisticados ainda não sejam encontrados, é possível identificar uma aproximação com as tendências apontadas pelos relatórios analisados.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC 3.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.