Tendências de inovação em serviços de bibliotecas universitárias: estudo de caso do CRAI Universitat Pompeu Fabra em Barcelona, Espanha

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245271.430-455

Palavras-chave:

Inovação. Bibliotecas Universitarias. CRAI. Universitat Pompeu Fabra.

Resumo

Neste artigo, são analisados produtos e serviços de base digital oferecidos pelo Centro de Recursos para Aprendizagem e Investigação da Universitat Pompeu Fabra em Barcelona, Espanha. O perfil da pesquisa é comparativo, bibliográfico e documental, e os dados foram coletados a partir de leitura e análise dos relatórios do New Media Consortium – NMC Horizon Report: 2015 Library Edition e NMC Horizon Report: 2017 Library Edition e da página web do Centro de Recursos para Aprendizagem e Investigação da Universitat Pompeu Fabra. Dados foram coletados também por meio de observação não participante realizada em visita à biblioteca do Campus del Poblenau, o que permite caracterizar a pesquisa como estudo de caso. Os dados foram submetidos a análise de conteúdo e foram categorizados. Os resultados demonstram a presença de muitas das tendências apresentadas nos relatórios do New Media Consortium, em especial aquelas de uso de tecnologia mais básica. É possível também observar, um pouco mais timidamente, a personalização de alguns serviços de acordo com as necessidades dos pesquisadores, assim como a oferta de ferramentas 2.0, bem como a entrega de conteúdos via dispositivos eletrônicos. O uso de tecnologias mais avançadas como Big Data, inteligência artificial ou tecnologia de localização, por exemplo, ainda não é encontrado. Conclui-se que são perceptíveis esforços para uma constante implementação de serviços e produtos de base digital, e, embora avanços tecnológicos mais sofisticados ainda não sejam encontrados, é possível identificar uma aproximação com as tendências apontadas pelos relatórios analisados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisa Cristina Delfini Corrêa, UDESC

Docente do Departamento de Biblioteconomia e Gestão da Informação

Doutora em Sociologia Política

Miguel Ángel Marzal García-Quismodo, Universidad Carlos III de Madrid

Doutor Ph.D.

Associate Profesor 

Profesor Titular Biblioteconomia y Documentación

Facultad de Humanidades, Comunicación, Documentación

 

Downloads

Publicado

2020-12-22

Como Citar

CORRÊA, E. C. D.; GARCÍA-QUISMODO, M. Ángel M. Tendências de inovação em serviços de bibliotecas universitárias: estudo de caso do CRAI Universitat Pompeu Fabra em Barcelona, Espanha. Em Questão, Porto Alegre, v. 27, n. 1, p. 430–455, 2020. DOI: 10.19132/1808-5245271.430-455. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/98522. Acesso em: 22 maio. 2022.

Edição

Seção

Artigos