Trama de Informações e as Formas de Comunicação nas Festas Comunitárias: um estudo em Estrela – Rio Grande do Sul

Valdir José Morigi, Sibila Francine Tengaten Binotto, Simone Semensatto

Resumo


O objetivo deste estudo é verificar a partir do ciclo informacional definido por Le Coadic (1996), como são produzidas, transmitidas e utilizadas as informações nas festas comunitárias. Procura-se identificar quais os principais agentes sociais e as instituições encarregadas na construção da trama de informações e quem são os mediadores da festa, bem como identificar quais os canais de comunicação utilizados para divulgação do evento. As formas de comunicação são responsáveis pela rede de significados que circula na festa. Nelas percebe-se um forte sentimento de pertença dos membros que participam das festas, com a tradição dos valores culturais locais. A pesquisa de campo foi realizada em comunidades rurais de colonização alemã no município de Estrela – Rio Grande do Sul. O ciclo informacional é alimentado e realimentado por uma trama de informações significativas, que enredam as festas comunitárias, ao mesmo tempo em que fortalece os vínculos identitários do grupo com a cultura regional. Assim, elas são responsáveis pela transmissão e manutenção dos valores comunitários e da tradição do festejo.


Palavras-chave


Festa comunitária; cultura popular; trama de informações; identidade cultural; senso comum; memória social; ciclo informacional

Texto completo:

PDF




Em Questão | ISSN 1808-5245 | EQ no Facebook | EQ no Google Scholar

Classificação Qualis: A2 - Comunicação e Informação; B2 - Ciências Ambientais; B3 - Administração, Ciências Contábeis e Turismo; B4 - Sociologia; B5 - Engenharias I.

Programa de Pós-graduação em Comunicação  | Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Rua Ramiro Barcelos, 2705, sala 519 | CEP 90035-007 | Porto Alegre, RS, Brasil | Fone: (51) 3308 2141| E-mail: emquestao @ufrgs.br 

Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos 

Signatária do San Francisco Declaration on Research Assessment (DORA)