Competência em Informação: estudos introdutórios sobre a temática na Itália

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245263.354-379

Palavras-chave:

Competência em informação, Revisão bibliográfica, Itália.

Resumo

Este estudo aborda o tema da information literacy na Itália. Com aumento do número de informações disponíveis para a população, o desenvolvimento da competência em informação ganha importância na atual sociedade. Este artigo identifica a literatura publicada sobre competência em informação na Itália, por meio de uma pesquisa bibliográfica. Aponta as fontes de informação com trabalhos disponíveis sobre a temática; identifica as principais publicações e verifica as temáticas apresentadas nas publicações científicas a respeito da competência em informação na Itália. Foram recuperados documentos nas bases de dados Directory of Open Access Journals, Library and Information Science Abstracts,          Information Science & Technology Abstracts e Web of Science e nos levantamentos publicados por Basili (2014) e Crocetti (2012). Os resultados foram complementados com dados obtidos na European Conference on Information Literacy dos anos de 2013 a 2018, o que perfez 136 documentos. Verificou-se crescente debate na área a partir dos anos 1990, que se intensifica após 2004 com pesquisadores italianos influentes como Carla Basili e Laura Ballestra. Os estudos italianos identificados relacionavam a competência em informação com diversos temas, entre eles: a preocupação com políticas públicas inexistentes ou insuficientes, ações práticas, questões éticas e ambientais, grupos vulneráveis, a área da saúde e tecnologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcela Reinhardt de Souza, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bacharela em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2016). Licenciada em História pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel (2010). Atualmente é bibliotecária da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) atuando na área de editoração científica. Possui experiência nas seguintes áreas: educação, museus, bibliotecas e editoração científica. Desenvolve pesquisas relacionadas à Competência em Informação e ansiedade pelo excesso de informação e editoração científica.

Elizete Vieira Vitorino, Universidade Federal de Santa Catarina

Pós doutora pela Faculdade de Letras (FLUP), da Universidade do Porto (UP), Portugal, no período de jan. 2015 a jan. 2016 por meio da Agência de Fomento CAPES e do Programa Estágio Sênior no Exterior (Processo: BEX 2398/14-1). Doutora em Engenharia de Produção (2004) na área de Mídia e Conhecimento e Educação a Distância (EaD) e Mestre em Engenharia de Produção (1996) na área de Gestão da Qualidade em Bibliotecas, ambas titulações conferidas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduação em Biblioteconomia pela UFSC (1991). Professora concursada (2006) e pesquisadora do Departamento de Ciência da Informação (CIN), Centro de Ciências da Educação (CED), da UFSC com atuação nos Cursos de Biblioteconomia, Arquivologia e Ciência da Informação. Desde o ano de 2006 dedica-se, além do ensino, extensão e administração na UFSC, à pesquisa na área da competência em informação (information literacy). É Professora Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN) em nível de mestrado e doutorado, cujas disciplina e orientações se desenvolvem na área da competência em informação. É fundadora e líder do Grupo de Pesquisa GPCIn - Competência em Informação, cadastrado no CNPq e certificado pela UFSC desde o ano de 2006.

Referências

BALLESTRA, Laura. E-learning e information literacy: un connubio vincente. Biblioteche Oggi, Milano, v. 10, n. 21, p. 11-23, 2003.

BALLESTRA, Laura. Information literacy. In: INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS GENERAL CONFERENCE AND ASSEMBLY, 75., 2009, Milano. Apresentação, artigos, palestras, instruções.... Associazione Italiana Biblioteche Notizie, Roma, v. 21, n. 6, 2009.

BASILI, Carla. Information and education policies in Europe: key factors influencing information literacy academic policies in Europe. In: BASILI, Carla (ed.). Information Literacy at the crossroad of education and information policies in Europe. Roma: Consiglio Nazionale Delle Ricerche, 2008a. p. 18-32.

BASILI, Carla. Theorems of information literacy. In: BASILI, Carla (ed.). Information Literacy at the crossroad of education and information policies in Europe. Roma: Consiglio Nazionale Delle Ricerche, 2008b. p. 33-52.

BASILI, Carla. La cultura dell’informazione: opportunità e strategie. IDAInformazioni, [s.l.], v. 17, n. 2, p. 11-12, 1999.

BASILI, Carla. "Information literacy": un concetto solo statunitense? AIDAInformazioni, [s.l.], v. 19, n. 2, p. 10-15, 2001.

BASILI, Carla. List of selected Information Literacy Resources available in the Italian language. In: HORTON JUNIOR, Forest Woody. Overview of information literacy resources worldwide: "helping people to easily and quickly find the information they need". 2nd. ed. Paris: UNESCO, 2014. p. 375-384.

BASILI, Carla. Verso una patente europea dell’informazione: il progetto EnIL (European network on Information Literacy). Biblioteche Oggi, Milano, v. 5, n. 22, p. 45-51, 2004.

BOCCARDI, Donata; ZAPPA, Roberto. Percorsi di ricerca e autonomia dello studente. Biblioteche Oggi, Milano, v. 13, n. 10, p. 54-62, 1995.

CAMPOS CERVERA, Gimena. Spring event 2009: uno sguardo all’ information literacy tra l’italia e gli stati uniti. Associazione Italiana Biblioteche Notizie, Roma, v. 21, n. 5, p. 25-25, 2009.

CAREGNATO, Sônia Elisa. O desenvolvimento de habilidades informacionais: o papel das bibliotecas universitárias no contexto da informação digital em rede. Revista de Biblioteconomia e Comunicação, Porto Alegre, v. 8, p. 47-55, 2000.

CAROSELLA, Maria Pia. DECIDoc: develop european competencies in information and documentation. AIDAInformazioni, [s. l.], v. 17, n. 3-4, p 1-2, 1999.

CAROSELLA, Maria Pia. DECID: sviluppo di competenze di informazione e documentazione a livello europeo. AIDAInformazioni, [s. l.], v. 16, n. 1, p. 20, 1998.

CATALANI, Luigi. Biblioteche e Wikimedia: strategie comuni per l’accesso aperto alla conoscenza e la costruzione collaborativa del sapere libero. JLIS.it, Firenze, v. 8, n. 3, p. 100-114, 2017.

CROCETTI, Luigi (org.). Information literacy per ragazzi: come favorire la competenza informativa. [S. l.: s. n.], 2012.

DAS, Lourense. Molto più di una biblioteca...: ruolo e funzioni della biblioteca scolastica di fronte al mutare dei processi di apprendimento: una prospettiva internazionale. Sfoglialibro, Milano, p. 3-9, 2007.

EUROPEAN CONFERENCE ON INFORMATION LITERACY, 1., 2013, Istanbul. Proceedings [...]. Instabul: Hacettepe University, 2013.

EUROPEAN CONFERENCE ON INFORMATION LITERACY, 2., 2014, Dubrovnik. Proceedings [...]. Dubrovnik: University of Zagreb, 2013.

EUROPEAN CONFERENCE ON INFORMATION LITERACY, 3., 2015, Tallinn. Proceedings [...]. Tallinn: Tallinn University, 2015.

EUROPEAN CONFERENCE ON INFORMATION LITERACY, 4., 2016, Prague. Proceedings [...]. Prague: Association of Libraries of Czech Universities, 2016.

EUROPEAN CONFERENCE ON INFORMATION LITERACY, 5., 2017, Saint Malo. Proceedings [...]. Saint Malo: Information Literacy Association, 2017.

EUROPEAN CONFERENCE ON INFORMATION LITERACY, 6., 2018, Oulu. Proceedings [...]. Oulu: University of Oulu, 2018.

EUROPEAN MEETING ON MEDIA AND INFORMATION LITERACY EDUCATION IN LIBRARIES (AND BEYOND), 2012, Milano. Proceedings [...]. Milano: [s. n.], 2012.

FIORENTINI, Barbara. Quando l’information literacy incontra il web 2.0: per la formazione dell’utente il bibliotecario può oggi disporre di efficaci strumenti di comunicazione e condivisione. Biblioteche Oggi, Milano, v. 28, n. 10, p. 39-46, 2010.

FJÄLLBRANT, Nancy. Biblioteche e apprendimento a distanza: alcuni progetti europei nell’ambito della information literacy. Biblioteche Oggi, Milano, v. 17, n. 10, p. 54-59, 1999.

GLIT (Itália). Manifesto per l’Information Literacy. [S. l.]: AIB-WEB, 20 nov. 2016.

HORTON JUNIOR, Forest Woody. Overview of information literacy resources worldwide: "helping people to easily and quickly find the information they need". 2nd. ed. Paris: UNESCO, 2014.

LAU, Jesús. Diretrizes sobre desenvolvimento de habilidades em informação para a aprendizagem permanente. The Hague: IFLA, 2007.

MAMOLI, Fiammetta; GORRERI, Marina. Dalla formazione dei bibliotecari alla formazione degli studenti: un progetto dell’Università di Parma. Biblioteche Oggi, Milano, v. 21, n. 4, p. 21-28, 2003.

MINSENTI, Pierfranco. Information literacy al salone di Torino. Associazione Italiana Biblioteche Notizie, Roma, v. 16, n. 8, p. 15-16, 2004.

PAIANO, Tommaso. Information literacy e mondo del lavoro: un connubio possibile anche in Italia? Associazione Italiana Biblioteche Studi, Roma, v. 56, n. 2, p. 241-264, 2016.

PENNAZIO, Valentina; TRAVERSO, Andrea; PARMIGIANI, Davide. Digital literacies a scuola: i profili digitali degli studenti. Td Tecnologie Didattiche, [s. l.], v. 21, n. 1, p. 35-40, 2013.

PICCININI, Sabrina. Valutare il grado di comprensione delle information literacy skills da parte degli studenti universitari: dall’esperienza della biblioteca universitaria di Lugano una riflessione sulle tecniche di ricerca. Biblioteche Oggi, Milano, v. 24, n. 3, p. 17-27, 2006.

RENDITISO, Alina. La sezione IFLA sulla competenza informativa al congresso di Buenos Aires 2004. Bibliotime, Bologna, v. 7, n. 3, p. 01-06, 2004.

TAMMARO, Anna Maria. Apprendere ad apprendere: la ricerca fai-da-te. Biblioteche Oggi, Milano, v. 17, n. 10, p. 46-52, 1999.

TOMAÉL, Maria Inês; ALCARÁ, Adriana Rosecler; SILVA, Terezinha Elisabeth da. Fontes de informação digital: critérios de qualidade. In: TOMAÉL, Maria Inês; ALCARÁ, Adriana Rosecler (org.). Fontes de informação digital. Londrina: Eduel, 2016. cap. 1.

TREELLLE. Consumi culturali, indici di lettura, uso dei media: l’importanza della information literacy. In: TREELLLE. Il lifelong learning e l’educazione degli adulti in Italia e in Europa Dati confronti e proposte. 9th. ed. Genova: Associazione Treellle, 2010. cap. 4.

VEZZOSI, Monica. Information literacy and action research: an overview and some reflections. New Library World, [s. l.], v. 107, n. 7-8, p. 286-301, 2006.

VIRKUS, Sirje. Information literacy in Europe: a literature review. Information Research, [s. l.], v. 8, n. 4, p. 1-90, 2003.

VIRKUS, Sirje. Information literacy in Europe: ten years later. Tallinn: Tallinn University, 2013.

ZANI, Maurizio. Le competenze informative degli studenti di scienze e ingegneria. Bibliotime, Bologna, v. 10, n. 1, 2007.

Downloads

Publicado

2020-09-16

Como Citar

SOUZA, M. R. de; VITORINO, E. V. Competência em Informação: estudos introdutórios sobre a temática na Itália. Em Questão, Porto Alegre, v. 26, n. 3, p. 354–379, 2020. DOI: 10.19132/1808-5245263.354-379. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/97792. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.