A produção científica mundial sobre Competência em Informação: análise dos documentos indexados na Web of Science

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245263.380-407

Palavras-chave:

Competência em Informação, Produção Científica, Bibliometria, Web of Science.

Resumo

Trata-se de pesquisa que compreende a mensuração da produção científica sobre competência em informação em nível mundial, oportuna para a obtenção de indicadores acerca da atividade científica da temática. Analisa a produção científica em competência em informação indexada na Web of Science no período de 1957 a 2017. Tem como objetivos a) identificar os padrões da produção científica sobre competência em informação, no que se refere à modalidade de publicação e modelos de acesso, ano, citações, idioma, área e veículos de publicação e, b) identificar a origem dos documentos publicados, baseado na autoria, no vínculo institucional e na nacionalidade dos autores. O universo da pesquisa é composto pelos documentos indexados na Web of Science sobre competência em informação, em todos os formatos e idiomas publicados até 2017, totalizando 6.434 documentos. Os resultados demonstram o crescimento exponencial do número de documentos da temática na última década, que concentra a grande maioria dos trabalhos publicados (74,85%), com o predomínio de artigos (62,69%) publicados em língua inglesa (90,43%), nas áreas de Ciência da Informação (34,96%) e Educação (34%), por autores de 112 países. Por fim, sinaliza a expansão numérica e geográfica no volume de documentos sobre Competência em Informação na Web of Science, indicando o desenvolvimento das pesquisas sobre o tema no cenário internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Djuli Machado De Lucca, Universidade Federal de Rondônia

Doutora em Ciência da Informação

Docente | Universidade Federal de Rondônia

Patricia da Silva Neubert, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Mestra e Doutoranda em Ciência da Informação
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Bolsista CAPES

Referências

AHARONY, N. Information literacy in the professional literature: an exploratory analysis. Aslib Proceedings: New Information Perspectives, Bristol, v. 62, n. 3, p. 261-282, 2010. Disponível em: https://www.emeraldinsight.com/doi/full/10.1108/00012531011046907. Acesso em 03 maio 2020.

AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION. Presidential Committee on Information Literacy: final report. Washington, 1989. Disponível em: http://www.ala.org/acrl/publications/whitepapers/presidential. Acesso em: 03 maio 2020.

ASSOCIATION OF COLLEGE AND RESEARCH LIBRARIES. Framework for Information Literacy for Higher Education. Chicago: American Library Association, 2016. Disponível em:

http://www.ala.org/acrl/sites/ala.org.acrl/files/content/issues/infolit/Framework_ILHE.pdf. Acesso em: 03 maio 2020.

BHARDWAJ, R. K. Information Literacy Literature in the Social Sciences and Humanities: a bibliometric study. Information and Learning Science, London, v. 118, n. 1-2, p. 67-89, 2017. Disponível em: https://www.emeraldinsight.com/doi/abs/10.1108/ILS-09-2016-0068. Acesso em: 03 maio 2020.

BREIVIK, P. S. Putting libraries back in the information society. American Libraries, Chicago, v. 16, n. 1, 1985. Disponível em: https://www.questia.com/read/1G1-4003694/putting-libraries-back-in-the-information-society. Acesso em: 03 maio 2020.

BURCHINAL, L. G. The Communication Revolution: America´s Third Century Challenge. College Station (Texas): A&M University Library, 1976. Disponível em: https://personalpages.manchester.ac.uk/staff/drew.whitworth/burchinal_the_communications_revolution.pdf. Acesso em: 03 maio 2020.

CLARIVATE ANALYTICS. Web of Science. [s.l.], 2018. Disponível em: . Acesso em 03 maio 2020.

DUDZIAK, E.A. A information literacy e o papel educacional das bibliotecas. 2001. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade do estado de São Paulo, São Paulo, 2001. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27143/tde-30112004-151029/pt-br.php. Acesso em: 03 maio 2020.

DUDZIAK, E.A. Information Literacy: princípios, filosofia e prática. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 1, p. 23-35, jan./abr. 2003. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1016/1071. Acesso em: 03 maio 2020.

DUDZIAK, E. A. Competência Informacional: análise evolucionária das tendências da pesquisa e produtividade científica em âmbito mundial. Informação & Informação, Londrina, v. 15, n. 2, p. 1-22, jul./dez. 2010. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/7045. Acesso em: 03 maio 2020.

GONZÁLEZ DE GÓMEZ, M. N. Novos cenários políticos para a informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 31, n. 01, p. 27-40, jan./abr. 2002. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/975. Acesso em: 03 maio 2020.

GONZÁLEZ-VALIENTE, C.L. La investigación cubana sobre alfabetización informacional: un análisis de su literatura publicada. Revista Cubana de Información en Ciencias de la Salud, Habana, v. 25, n. 4, p. 426-441, 2014. Disponível em: http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2307-21132014000400006. Acesso em: 03 maio 2020.

HAMELINK, C. An alternative to news. Journal of Communication, Oxônia, v. 26, n. 4, p. 120-123, 1976. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/j.1460-2466.1976.tb01947.x . Acesso em: 03 maio 2020.

INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARIES ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS. Declaração de Alexandria sobre competência Informacional e aprendizado ao longo da vida. In: National Fórum on Information Literacy, Alexandria, 2005. Disponível em: <https://www.ifla.org/publications/beacons-of-the-information-society-the-alexandria-proclamation-on-information-literacy>. Acesso em: 03 maio 2020.

KOLLE, S. R. Global Research on Information Literacy: a bibliometric analysis from 2005 to 2014. The Eletronic Library, London, v. 35, n. 2, p. 283-298, 2017. Disponível em: https://www.emeraldinsight.com/doi/abs/10.1108/EL-08-2015-0160. Acesso em: 03 maio 2020.

KUHLTHAU, C. C. Information Skills for an Information Society: a review of research. Nova York: ERIC Clearing house on Information Resources, 1987. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED297740.pdf. Acesso em: 03 maio 2020.

KUMAR, K. A Scientometric study of digital literacy in online library information science and technology abstracts (LISTA). Library Philos and Practice, Lincoln, jan. 2014. Disponível em: http://digitalcommons.unl.edu/libphilprac/1044. Acesso em 03 maio 2020.

KUMARI, A.; MADHUSUDHAN, C.M; ALI, H. A bibliometric study of world research output on information literacy in the field of library and information science during 1999-2013. E-Library Science Research Journal, Maharashtra, v. 3, n. 9, p. 1-10, 2015. Disponível em: http://oldlsrj.lbp.world/ArticleDetails.aspx?id=507. Acesso em 03 maio 2020.

LEITE, C. et al. Cenário e perspectiva da produção científica sobre competência em informação (CoInfo) no Brasil: estudo da produção no âmbito da ANCIB. Informação e Sociedade: estudos, João Pessoa, v. 26, n. 3, p. 151-168, set./dez. 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/31983/16876 . Acesso em: 03 maio 2020.

MACIAS-CHAPULA, C. A. O papel da infometria e da cienciometria e sua perspectiva nacional e internacional. Ciência da Informação, Brasília, v. 27, n. 2, p. 134-140, maio/ago. 1998. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ci/v27n2/2729805.pdf. Acesso em: 03 maio 2020.

MAJID, S. et al. Analyzing publishing trends in information literacy literature: a bibliometric study. Malaysian Journal of Library and Information Science, Kuala Lumpur, v. 20, n. 2, p. 51-66, 2015. Disponível em: https://ejournal.um.edu.my/index.php/MJLIS/article/download/1766/2530 . Acesso em: 03 maio. 2020.

PINTO, M.; CORDÓN, J. A.; DÍAZ, R. G. Thirty years of information literacy (1977-2007): a terminological, conceptual and statistical analysis. Journal of Librarianship and Information Science, [s.l], v. 42, n. 1, p. 3-19, Mar. 2010. Disponível em: http://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.1177/0961000609345091. Acesso em: 03 maio 2020.

PINTO, M.; ESCALONA-FERNÁNDEZ, M. I.; PULGARÍN, A. Information Literacy in social sciences and health sciences: a bibliometric study. Scientometrics, Budapest, v. 95, n. 3, p. 1071-1094, Jun 2013. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11192-012-0899-y . Acesso em: 03 maio 2020.

RADER, H. Information Literacy 1973-2002: a selected literature review. Library Trends, Baltimore, v. 51, n. 2, p. 242-259, May/Aug. 2002. Disponível em:https://pdfs.semanticscholar.org/4bd4/3dbfef43ac315ade1ae8bd43147a174ec754.pdf. Acesso em: 03 maio 2020.

SARACEVIC, T. Ciência da Informação: origem, evolução e relações. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, 1996. Disponível em: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/235. Acesso em: 03 maio 2020.

VITORINO, E. V.; PIANTOLA; D. Competência Informacional – bases históricas e conceituais: construindo significados. Ciência da Informação, Brasília, v. 38, n. 3, p. 130-141, set/dez. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ci/v38n3/v38n3a09.pdf. Acesso em: 03 maio 2020.

ZURKOWSKI, P. Information services environment: relationships and priorities. Washington: National Commission on Libraries, 1974. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED100391.pdf. Acesso em: 03 maio 2020.

Downloads

Publicado

2020-09-16

Como Citar

DE LUCCA, D. M.; NEUBERT, P. da S. A produção científica mundial sobre Competência em Informação: análise dos documentos indexados na Web of Science. Em Questão, Porto Alegre, v. 26, n. 3, p. 380–407, 2020. DOI: 10.19132/1808-5245263.380-407. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/96569. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)