Fatores críticos de desenvolvimento em bibliotecas híbridas

Autores

  • Rafaela Carolina Silva Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Unesp de Marília (PPGCI)
  • Ieda Pelogia Martins Damian Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Unesp de Marília (PPGCI)
  • Rosângela Formentini Caldas Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Unesp de Marília (PPGCI)

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245262.161-184

Palavras-chave:

Bibliotecas híbridas, Fatores críticos de sucesso, Gestão do Conhecimento.

Resumo

Ao passo que uma biblioteca converge seus objetivos em benefício do ambiente no qual está inserida, compreende-se que ela está caminhando para se tornar uma biblioteca híbrida. Compreendendo a Gestão do Conhecimento como uma combinação de ideias novas e tradicionais, que envolvem a cultura, as tecnologias, a comunicação e os indivíduos, entende-se que as bibliotecas híbridas trabalham com esse tipo de gestão. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa foi identificar os fatores críticos de sucesso para a Gestão do Conhecimento no ambiente das bibliotecas híbridas. O estudo se caracterizou por ser de natureza qualitativa, do tipo exploratório, precedido por uma revisão da literatura e permeado pelo método Estudo de Caso. Os resultados mostraram que as pessoas, a tecnologia, o compartilhamento do conhecimento e o ambiente são fatores críticos de sucesso necessários para o desenvolvimento da cultura organizacional dessas bibliotecas. Tais fatores podem ser implantados, seguindo as diretrizes de diagnóstico organizacional, análise e concepção do plano de melhoria, encontro interdisciplinar, desenvolvimento da identidade da biblioteca, seleção de equipamentos e tecnologia e implementação e ajuste de serviços. Conclui-se que as variáveis dos fatores críticos de sucesso para a Gestão do Conhecimento em bibliotecas híbridas envolvem o treinamento de usuários, a capacitação dos funcionários, os tipos de tecnologias existentes e sua distribuição para membros e funcionários da biblioteca, as normas de distribuição da informação, a atuação das bibliotecas nas vidas de suas comunidades, as maneiras de desenvolver as comunidades e a integração entre instituições.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafaela Carolina Silva, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Unesp de Marília (PPGCI)

Doutoranda e Mestra em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Unesp Marília, na linha de Pesquisa Gestão, Mediação e Uso da Informação. Bolsista FAPESP. Foi bolsista CAPES. Membro do Grupo de Pesquisa Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional (ICIO). Fez Mestrado Sanduíche na Robert Gordon University, Escócia, Reino Unido (Setembro a Dezembro de 2016). Especialista em Psicopedagogia Institucional pela FUNDEPE, Marília/SP. Graduada em Biblioteconomia, onde também foi bolsista FAPESP. Atualmente dedica-se à pesquisa científica, trabalhando principalmente na interdisciplinaridade dos temas: Bibliotecas híbridas; Conceito de hibridez em bibliotecas; Desenvolvimento social; Gestão da informação; e Desenvolvimento de comunidades. ORCID: http://orcid.org/0000-0001-9684-0327. My Research ID: C-1753-2015.

Ieda Pelogia Martins Damian, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Unesp de Marília (PPGCI)

Docente da Universidade de São Paulo no curso de graduação em Ciência da Informação e Documentação do Departamento de Educação, Comunicação e Informação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras - FFCLRP/USP. Docente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação na Unesp - Marília - SP. Possui graduação em Analise de Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1994), mestrado em Administração de Organizações pela FEA-RP/USP (2009), doutorado em Administração de Organizações pela FEA-RP/USP (2012). Áreas de concentração: gestão da informação e do conhecimento, serviços de referência e informação, redes de informação, base de dados, administração de varejo, sistemas de informação, comércio e governo eletrônico.

Rosângela Formentini Caldas, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Unesp de Marília (PPGCI)

Docente da UNESP é membro do conselho departamental em Ciência da Informação e da Comissão de Ações Culturais . Na graduação ministra aulas nas disciplinas de: Marketing; Organização, Sistemas e Métodos e Teoria Geral da Administração e no âmbito da pós-graduação atua no Programa de Ciência da Informação da instituição. Participa do grupo de pesquisa Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional (ICIO) e tem interesse em temas como: Cidades Inteligentes, Estruturas Organizacionais e Desenvolvimento de Comunidades. Contribuiu na estruturação do curso de Arquivologia, reestruturação do curso de Biblioteconomia e no relatório para implementação do curso de museologia da UNESP. Com o apoio da Capes realizou seu doutoramento pleno na escola de engenharia da Universidade do Minho e seu campo de recolha de dados foram regiões da França, Escócia e Inglaterra que possuíam requisitos reconhecidos de cidades inteligentes da comunidade europeia.

Referências

BARBOSA, R. R. Gestão da informação e do conhecimento: origens, polêmicas e perspectivas. Informação & Informação, Londrina, v. 13, n. esp., p. 1-25, 2008.

BATISTA, F. F. et al. Casos reais de implantação do modelo de gestão do conhecimento para a administração pública brasileira. Brasília; Rio de Janeiro: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), 2014.

BIBLIOTECA DE SÃO PAULO. 2018a. Disponível em: https://bsp.org.br. Acesso em: 17 set. 2018.

BIBLIOTECA PARQUE VILLA-LOBOS. 2018b. Disponível em: https://bvl.org.br. Acesso em: 17 set. 2018.

CAPRA, F. As conexões ocultas: fundamentos para uma vida sustentável. São Paulo: Cultrix, 2003.

CASTILLO, L. A. M.; CAZARINI, E. W. Modelo integrado para a implantação da gestão do conhecimento. Revista GEPROS: Gestão da produção, Operações e Sistemas, Bauru, ano 4, n. 4, p. 61-77, out./dez. 2009.

CHOO, C. W. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: Senac, 2003.

DAVENPORT, T. H.; PRUSAK, L. Conhecimento empresarial. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

FURLANETTO, A.; OLIVEIRA, M. Fatores estratégicos associados às práticas de gestão do conhecimento. Análise, Porto Alegre, v. 19, n. 1, p. 99-123, jan./jun. 2008.

GARCEZ, E. M. S.; RADOS, G. J. V. Biblioteca híbrida: um novo enfoque no suporte à educação a distância. Ciência da Informação, Brasília, v. 31, n. 2, 2002.

INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS. Libraries in the information society. München: Saur, 2002.

. LIN, C.; TSENG, S. M. The implementation gaps for the knowledge management system. Industrial Management & Data Systems, [s .l], v. 105, n. 2, pp. 208-222, 2005.

MARCHIORI, P. C. Z. Bibliotecas digitais e repositórios de objetos de aprendizagem. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 22, n. 2, p. 13-21, 2012.

NONAKA, I.; TAKEUCHI H. Gestão do Conhecimento. Porto Alegre: Bookman, 2008.

ORERA ORERA, L.; PACHECO, F. H. El desarrollo de coleciones em bibliotecas públicas: fundamentos teóricos. Investigación Bibliotecológica, Ciudad de México, v. 31, n. 71, 2017.

RUSSELL, R.; GARDNER, T.; MILLER, P. Hybrid information environments: overview and requirements. 1999. Disponível em: http://www.ukoln.ac.uk/dlis/models/requirements/overview/. Acesso em: 20 jan. 2018.

SANTA ANNA, J. A oferta diversificada de produtos e serviços bibliotecários na contemporaneidade: a biblioteca híbrida em evidência. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 11, n. especial, p. 275-294, 2015.

SILVA, R. C.; CALDAS, R. F. Las bibliotecas públicas híbridas en el contexto brasileño. Palabra Clave, Chía, v. 6, n. 2, 2017.

SILVA, R. C. Gestão de bibliotecas públicas no contexto híbrido: um estudo comparativo de bibliotecas híbridas no âmbito nacional e internacional em prol do desenvolvimento de comunidades. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Marília, 2017.

SILVA, R. C.; JORENTE, M. J. V.; CALDAS, R. F. Integração da competência em informação no contexto das bibliotecas vivas. RICI: Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, Brasília, v. 10, n. 2, p. 275-294, jul./dez. 2017.

SOUZA, E. D.; DIAS, E. J. W.; NASSIF, M. E. A gestão da informação e do conhecimento na Ciência da Informação: perspectivas teóricas e práticas organizacionais. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 21, n. 1, p. 55-70, jan./abr. 2011.

SUAIDEN, E. J.; ARAÚJO JÚNIOR, R. R. H. Biblioteca pública e a excelência nos produtos e serviços: a técnica do benchmarking. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 11, n. 1, p. 1-13, 2001.

VALENTIM, M. L. P. Gestão da informação e gestão do conhecimento: especificidades e convergências. Londrina: Infohome, 2004.

WONG, Y. K. Critical success factors for implementing knowledge management in small and medium enterprises. Industrial Management & Data Systems, [s .l], v. 105, n. 3, p. 261-279, 2005.

Downloads

Publicado

2020-04-23

Como Citar

SILVA, R. C.; DAMIAN, I. P. M.; CALDAS, R. F. Fatores críticos de desenvolvimento em bibliotecas híbridas. Em Questão, Porto Alegre, v. 26, n. 2, p. 161–184, 2020. DOI: 10.19132/1808-5245262.161-184. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/94211. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo