Fatores críticos de desenvolvimento em bibliotecas híbridas

Rafaela Carolina Silva, Ieda Pelogia Martins Damian, Rosângela Formentini Caldas

Resumo


Ao passo que uma biblioteca converge seus objetivos em prol do ambiente ao qual está inserida, compreende-se que ela está caminhando para se tornar uma biblioteca híbrida. Compreendendo a Gestão do Conhecimento como uma combinação de ideias novas e tradicionais, que envolvem a cultura, as tecnologias, a comunicação e os indivíduos, entende-se que as bibliotecas híbridas trabalham com esse tipo de gestão. Nesse sentido, o objetivo de pesquisa foi identificar os fatores críticos de sucesso para a Gestão do Conhecimento no ambiente das bibliotecas híbridas. O estudo se caracterizou por ser de natureza qualitativa, do tipo exploratório, precedido por uma revisão da literatura e permeado pelo método Estudo de Caso. Os resultados mostraram que as pessoas, a tecnologia, o compartilhamento do conhecimento e o ambiente são fatores críticos de sucesso necessários para o desenvolvimento da cultura organizacional dessas bibliotecas. Tais fatores podem ser implantados seguindo as diretrizes de diagnóstico organizacional, análise e concepção do plano de melhoria, encontro interdisciplinar, desenvolvimento da identidade da biblioteca, seleção de equipamentos e tecnologia e implementação e ajuste de serviços. Conclui-se que as variáveis dos fatores críticos de sucesso para a Gestão do Conhecimento em bibliotecas híbridas envolvem o treinamento de usuários, acapacitação dos funcionários, os tipos de tecnologias existentes e sua distribuição para membros e funcionários da biblioteca, as normas de distribuição da informação, a atuação das bibliotecas nas vidas de suas comunidades, as maneiras de desenvolver as comunidades e a integração entre instituições.


Palavras-chave


Bibliotecas híbridas; Fatores críticos de sucesso; Gestão do Conhecimento.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.19132/1808-524500.%25p



Em Questão | ISSN 1808-5245 | EQ no Facebook | EQ no Google Scholar

Classificação Qualis: A2 - Comunicação e Informação; B2 - Ciências Ambientais; B3 - Administração, Ciências Contábeis e Turismo; B4 - Sociologia; B5 - Engenharias I.

Programa de Pós-graduação em Comunicação  | Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Rua Ramiro Barcelos, 2705, sala 519 | CEP 90035-007 | Porto Alegre, RS, Brasil | Fone: (51) 3308 2141| E-mail: emquestao @ufrgs.br 

Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos 

Signatária do San Francisco Declaration on Research Assessment (DORA)