Contribuições da Ciência da Informação para a cidadania digital no Brasil: a participação social em questão

Sandryne Bernardino Barreto Januário, Renato Fernandes Correa

Resumo


Apresenta levantamento e discussão de trabalhos brasileiros sobre a cidadania digital na área da Ciência da Informação, com foco na participação social. Trata-se de pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva, pautada na análise de conteúdo das publicações selecionadas. A partir da pesquisa bibliográfica foram levantados onze trabalhos publicados nos últimos dez anos em periódicos científicos, eventos acadêmicos ou programas de pós-graduação em Ciência da Informação, diretamente relacionados à temática em questão. São sintetizados e apresentados os objetos, objetivos e contribuições de cada trabalho. Em seguida, apresenta-se e discute-se um quadro com o resumo dos estudos, incluindo os aspectos de cidadania digital identificados em cada trabalho. Como resultados, observou-se que a maior parte das pesquisas apontou problemáticas que impactam diretamente no exercício da cidadania digital. Isso porque, segundo os pesquisadores, parte das iniciativas nesse tema está cercada de um discurso de participação sem efeitos práticos, com pouca ou nenhuma influência no processo de decisão política. Por outro lado, também foram apresentados estudos na área que demonstraram a consolidação e a tendência do uso dos Dados Governamentais Abertos para um novo modelo de governança digital, o que representa um grande avanço para a cidadania digital no Brasil. 


Palavras-chave


Cidadania Digital; Participação social; Ciência da Informação; Brasil

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.19132/1808-5245262.306-329



Em Questão | ISSN 1808-5245 | EQ no Facebook | EQ no Google Scholar

Classificação Qualis: A2 - Comunicação e Informação; B2 - Ciências Ambientais; B3 - Administração, Ciências Contábeis e Turismo; B4 - Sociologia; B5 - Engenharias I.

Programa de Pós-graduação em Comunicação  | Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Rua Ramiro Barcelos, 2705, sala 519 | CEP 90035-007 | Porto Alegre, RS, Brasil | Fone: (51) 3308 2141| E-mail: emquestao @ufrgs.br 

Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos 

Signatária do San Francisco Declaration on Research Assessment (DORA)