Bibliografia de bibliografias: a contribuição de Edson Nery da Fonseca

Gilda Maria Whitaker Verri

Resumo


A Biblioteconomia levou Edson Nery da Fonseca a identificar e aplicar os princípios teóricos e as práticas que regem os elementos formativos e informativos da biblioteca e dos serviços de documentação. Ao longo dos seus estudos, entendeu que, no quadro geral dos conhecimentos, a Biblioteconomia estava classificada entre as Ciências Documentológicas Aplicadas. Ao focalizar a construção de seu objeto de estudo no quadro geral, destacou a Bibliografia como de natureza histórico-descritiva, destinada a propiciar o chamado fluxo de informação para as ciências e a tecnologia. Neste trabalho, o objetivo foi elucidar, sistematizar e destacar na vida e obra de Fonseca, conforme o tempo e o lugar, sua atuação profissional, bem como situar e dar relevo às contribuições teóricas e práticas de autores que o guiaram e lastrearam a formação e a difusão das ideias do também articulista. Para delinear a trajetória do bibliotecário/bibliógrafo, vieram à superfície as posições e definições conceituais por ele adotadas e as circunstâncias que demarcaram seu modo de divulgar e defender a prática discursiva, dando sentido à informação e à bibliografia. O levantamento existente de suas referências bibliográficas norteou a consulta e a compatibilização dos textos, para demonstrar o encaminhamento dado pelo bibliógrafo à Ciência da Informação. O conjunto das realizações e de suas obras impressas configura e consolida sua presença na História da Bibliografia e da Documentação no Brasil.


Palavras-chave


Bibliografia. Edson Nery da Fonseca. Bibliografia de bibliografia. Bibliografia e Documentação no Brasil.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.19132/1808-5245250.39-66



Em Questão | ISSN 1808-5245 | EQ no Facebook | EQ no Google Scholar

Classificação Qualis: A2 - Comunicação e Informação; B2 - Ciências Ambientais; B3 - Administração, Ciências Contábeis e Turismo; B4 - Sociologia; B5 - Engenharias I.

Programa de Pós-graduação em Comunicação  | Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Rua Ramiro Barcelos, 2705, sala 519 | CEP 90035-007 | Porto Alegre, RS, Brasil | Fone: (51) 3308 2141| E-mail: emquestao @ufrgs.br 

Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos 

Signatária do San Francisco Declaration on Research Assessment (DORA)