Os fundamentos da Web Semântica como ferramentas de auxílio para as demandas da Sociedade da Informação

Flávia Rodrigues Elias Nunes, Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan, Maurício Barcellos Almeida

Resumo


As demandas da Sociedade da Informação (SI) chamam a atenção de cientistas de diversos campos de estudos sobre problemas no processo de tratamento, armazenagem, representação e recuperação da informação. Nos estudos no âmbito da Ciência da Informação (CI), conta-se com insumos de outras áreas e, nesse cenário, ganha relevância a Web Semântica, que é uma evolução do projeto inicial da web e busca oferecer, por meio das linguagens computacionais automatizadas, maior precisão na recuperação da informação. Este artigo tem como objetivo identificar os pontos de convergência entre as demandas da SI e as potencialidades da Web Semântica na resolução das problemáticas informacionais levantadas. Os principais elementos identificados (fundamentos, princípios e ferramentas) desse conceito são contextualizados em um levantamento de artigos publicados entre 2014 e 2019 na base de Dados de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (Brapci). Com base nesse levantamento, foi elaborado um quadro com a visão dos autores sobre alguns fundamentos e realizada uma análise com a indicação da necessidade informacional. O resultado permite concluir que a Web Semântica contribui para uma nova perspectiva no desenvolvimento de tecnologias que vêm promovendo mudanças significativas na sociedade, alterando seu comportamento, suas demandas e suas necessidades, e estão em consonância com a busca do processamento semântico das informações por meio da automatização.

Palavras-chave


Sociedade da Informação. Web Semântica. Recuperação da Informação. Refinamento Semântico.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.19132/1808-5245263.224-249



Em Questão | ISSN 1808-5245 | EQ no Facebook | EQ no Google Scholar

Classificação Qualis: A2 - Comunicação e Informação; B2 - Ciências Ambientais; B3 - Administração, Ciências Contábeis e Turismo; B4 - Sociologia; B5 - Engenharias I.

Programa de Pós-graduação em Comunicação  | Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Rua Ramiro Barcelos, 2705, sala 519 | CEP 90035-007 | Porto Alegre, RS, Brasil | Fone: (51) 3308 2141| E-mail: emquestao @ufrgs.br 

Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos 

Signatária do San Francisco Declaration on Research Assessment (DORA)