Apontamentos sobre o Campo do Secretariado Executivo no contexto brasileiro: identidade científica e reconhecimento

Rúbia Wanessa dos Reis Cruz, Anna Elizabeth Galvão Coutinho Correia

Resumo


A fragilidade de uma identidade científica autônoma e o reconhecimento pelos órgãos brasileiros de fomento à pesquisa são desafios para a área de Secretariado Executivo na contemporaneidade. Assim, o objetivo deste trabalho é identificar características na produção científica atual dos seus pesquisadores que apontem áreas de enquadramento e avaliação pelo CNPq e pela CAPES e um delineamento autônomo na sua identidade. Trata-se de uma pesquisa exploratória, tomando-se como objeto de análise os artigos publicados em periódicos no último quadriênio de avaliação (2013-2016) pelos docentes mestres e doutores vinculados aos cursos de Bacharelado em Secretariado Executivo das instituições públicas do Brasil. Nos resultados, apresentam-se a distribuição de mestres e doutores por Instituição, os Periódicos de publicação, as áreas de abrangências e temáticas de produção abordadas. Em seus resultados, entende-se que essa produção tem direcionado à área às Ciências Sociais Aplicadas; à Administração, Ciências Contábeis e Turismo; e à Administração como possíveis áreas de enquadramento, avaliação e subárea, respectivamente. Revela-se que a produção do conhecimento atual da área é reflexo de uma identidade pautada em sua praxys. Considera-se discutir tais resultados como um ponto de partida para tratar da institucionalização da área sob um ponto de vista conceitual/cognitivo e levantar questões sobre os aspectos paradigmáticos da área.

Palavras-chave


Secretariado Executivo. Produção científica. Reconhecimento Científico. Identidade.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.19132/1808-524500.%25p



Em Questão | ISSN 1808-5245 | EQ no Facebook | EQ no Google Scholar

Classificação Qualis: A2 - Comunicação e Informação; B2 - Ciências Ambientais; B3 - Administração, Ciências Contábeis e Turismo; B4 - Sociologia; B5 - Engenharias I.

Programa de Pós-graduação em Comunicação  | Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Rua Ramiro Barcelos, 2705, sala 519 | CEP 90035-007 | Porto Alegre, RS, Brasil | Fone: (51) 3308 2141| E-mail: emquestao @ufrgs.br 

Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos 

Signatária do San Francisco Declaration on Research Assessment (DORA)