Web Semântica e Bibliografia: um Estudo para a Publicação de Registros Bibliográficos como Dados Abertos Conectados

Sandro Rautenberg

Resumo


Neste artigo é apresentado um estudo interdisciplinar, envolvendo elementos da Web Semântica e Bibliografia. Pontualmente, tem-se como alicerce os conceitos de Dados Abertos Conectados e registros bibliográficos, considerando que: i) à Bibliografia reserva-se o tratamento dos diversos modos de registro do conhecimento em livros, artigos, jornais, documentos digitais, entre outros; ii) em face da expansão informacional, a Bibliografia necessita abarcar novas Tecnologias de Informação e Comunicação para a manutenção dos registros bibliográficos; e iii) um dos conceitos contemporâneos da Web Semântica difundidos são os Dados Abertos Conectados, os quais podem utilizados para organizar e representar unidades do conhecimento e sua semântica. Assim, objetiva-se investigar o alinhamento dos preceitos dos Dados Abertos Conectados para a organização, a representação e o compartilhamento de recursos de dados aderentes aos estudos da Bibliografia. Para tanto, realizou-se uma busca por modelos comumente utilizados para representação de elementos bibliográficos na Web de Dados. A referida pesquisa foi realizada a partir do repositório de vocabulários abertos conectados denominado Linked Open Vocabularies. Como resultado, identificou-se uma ontologia para representar recursos bibliográficos na Web de Dados, a Bibliographic Ontology. Semanticamente, essa ontologia compreende 58 classes e 67 propriedades inspiradas em diversos metadados de descrição de documentos. Em sua essência, a Bibliographic Ontology pode ser usada como uma ontologia de citação e de classificação de documentos. Neste sentido, conclui-se que a Bibliographic Ontology pode facilitar a interoperabilidade dos dados e metadados, repercutindo nos benefícios de processabilidade, interoperabilidade, compreensão e reutilização de registros e sua semântica para com os estudos bibliográficos.

Palavras-chave


Registros Bibliográficos. Ontologia. Vocabulário. Web Semântica. Dados Abertos Conectados.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.19132/1808-5245250.313-330



Em Questão | ISSN 1808-5245 | EQ no Facebook | EQ no Google Scholar

Classificação Qualis: A2 - Comunicação e Informação; B2 - Ciências Ambientais; B3 - Administração, Ciências Contábeis e Turismo; B4 - Sociologia; B5 - Engenharias I.

Programa de Pós-graduação em Comunicação  | Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Rua Ramiro Barcelos, 2705, sala 519 | CEP 90035-007 | Porto Alegre, RS, Brasil | Fone: (51) 3308 2141| E-mail: emquestao @ufrgs.br 

Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos 

Signatária do San Francisco Declaration on Research Assessment (DORA)