Ecojornalismo e Educação Ambiental: a experiência de implantação da Disciplina de Jornalismo Ambiental na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS

Ilza Maria Tourinho Girardi

Resumo


Relação do ecojornalismo com a educação ambiental tendo como pano de fundo o relato da experiência da implantação da Disciplina Jornalismo Ambiental na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O referencial teórico-metodológico foi construído a partir da articulação das idéias de Paulo Freire, Edgar Morin, Fritjof Capra, Leonardo Boff, Maturana, José Lutzenberger e Victor Bacchetta de forma a dar sustentação ao trabalho desenvolvido na Disciplina. Os resultados positivos podem ser constatados pelo aprimoramento da consciência crítica dos estudantes em relação à questão ambiental e pelo seu envolvimento na criação e produção da Revista Oca, palavra guarani que significa casa.


Palavras-chave


Ecojornalismo; jornalismo ambiental; educação ambiental; sustentabilidade

Texto completo:

PDF




Em Questão | ISSN 1808-5245 | EQ no Facebook | EQ no Google Scholar

Classificação Qualis: A2 - Comunicação e Informação; B2 - Ciências Ambientais; B3 - Administração, Ciências Contábeis e Turismo; B4 - Sociologia; B5 - Engenharias I.

Programa de Pós-graduação em Comunicação  | Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Rua Ramiro Barcelos, 2705, sala 519 | CEP 90035-007 | Porto Alegre, RS, Brasil | Fone: (51) 3308 2141| E-mail: emquestao @ufrgs.br 

Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos 

Signatária do San Francisco Declaration on Research Assessment (DORA)