Publicidade: compromisso com o social

Autores

  • Maria Helena Steffens de Castro PUCRS

Palavras-chave:

Publicidade, saúde pública, imaginário popular

Resumo

Este trabalho analisa os anúncios sobre produtos que tinham como enfoque a saúde, discutindo as relações possíveis entre as matérias jornalísticas e o discurso publicitário, na formação do imaginário e na práxis cotidiana. A análise aborda as pioneiras iniciativas da publicidade riograndense, em escala de massa, ao anunciar medicamentos para a cura de doenças graves, desempenhando importante papel no campo da comunicação/educação. Tais anúncios eram publicados na Revista do Globo, uma das mais importantes revistas que circulou no Brasil, de 1929 a 1967 e editada na capital do estado do Rio Grande do Sul, a cidade de Porto Alegre. Publicidade e saúde são temas que nunca saem de moda e, quando transformados em um só, permitem repensar os fatores que influenciaram a qualidade de vida do homem moderno.

 

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Biografia do Autor

Maria Helena Steffens de Castro, PUCRS

Jornalista, professora, Mestre em Educação e Doutora em Letras pela PUCRS; organizou o Coordenou o Setor de Difusão Cultural do Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa. Leciona Estética e História da Arte e Metodologia de Pesquisa em Comunicação; Coordena o Núcleo de Pesquisa em Ciências da Comunicação (NUPECC) ligado ao Programa de Pós-Graduação da Famecos/PUCR Currículo Lattes

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Publicado

2006-12-10

Como Citar

DE CASTRO, M. H. S. Publicidade: compromisso com o social. Em Questão, Porto Alegre, v. 12, n. 1, p. 91–108, 2006. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/9. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo