Contribuições da fenomenografia para o ensino e a aprendizagem de competência informacional

Ilídio Lobato Ernesto Manhique, Helen de Castro Silva Casarin

Resumo


A complexidade do ambiente digital, derivada do crescimento do volume de dados e da informação, exige um conjunto de habilidades, conhecimentos e atitudes que favoreçam a aprendizagem autônoma dos sujeitos. A competência informacional é parte desses pressupostos que possibilitam o uso crítico e reflexivo da informação. Objetiva-se explorar a abordagem fenomenográfica com o intuito de investigar a aprendizagem a partir da perspectiva dos sujeitos e o seu impacto para o ensino da competência informacional. Com base em uma pesquisa teórica, este estudo fornece subsídios sobre a importância da fenomenografia para a elaboração de propostas com enfoque relacional de competência informacional, que funcionem como alternativa aos padrões e frameworks já existentes, cujas categorias de descrição são definidas a priori. Para tal, analisam-se duas propostas (seven faces of information literacy e six frames for information literacy education) que demonstram como a fenomenografia tem sido usada para examinar a relação entre o indivíduo e a informação. Observa-se que a fenomenografia é uma abordagem de pesquisa com potencialidades para a formulação e reformulação de programas de competência informacional em vários níveis educacionais, em particular no ensino superior. Dada a incipiência desses estudos no contexto brasileiro, sugere-se a realização de novas pesquisas integrando a fenomenografia como forma de aprofundar e diversificar as bases teóricas ligadas à aprendizagem e educação da competência informacional.


Palavras-chave


Fenomenografia. Competência informacional. Modelo relacional. Aprendizagem. Ensino.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.19132/1808-5245261.113-131



Em Questão | ISSN 1808-5245 | EQ no Facebook | EQ no Google Scholar

Classificação Qualis: A2 - Comunicação e Informação; B2 - Ciências Ambientais; B3 - Administração, Ciências Contábeis e Turismo; B4 - Sociologia; B5 - Engenharias I.

Programa de Pós-graduação em Comunicação  | Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Rua Ramiro Barcelos, 2705, sala 519 | CEP 90035-007 | Porto Alegre, RS, Brasil | Fone: (51) 3308 2141| E-mail: emquestao @ufrgs.br 

Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos 

Signatária do San Francisco Declaration on Research Assessment (DORA)