Educação de surdos na Espanha: análise bibliométrica em bases de dados de teses doutorais (1987-2017)

Daiane Natalia Schiavon, Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi

Resumo


A educação de alunos surdos é um tema presente em debates acadêmicos refletindo-se em estudos no cenário da produção científica nacional e internacional. O objetivo do presente trabalho é identificar e analisar a produção científica espanhola oriunda de teses doutorais sobre a educação de surdos e apresentar indicadores bibliométricos que melhor representem o perfil das temáticas destas pesquisas. De abordagem bibliométrica combinada com a análise de conteúdo, o estudo elegeu para seleção das teses a Base de Datos de Teses Doctorales e a base Tesis Doctorales en Rede, ambas do Ministerio de Educación, Cultura y Deporte do Gobierno de España, mediante a utilização das seguintes expressões de busca “sordos”, “sordera”, “deficiencia auditiva” e “discapacidad auditiva”. As seguintes categorias foram analisadas no corpus selecionado (n=45): evolução temporal, autores, orientadores e seus respectivos gêneros, instituições de defesa, áreas de conhecimento, temáticas e abordagens comunicativas utilizadas nos estudos. Os resultados desse panorama bibliométrico expressam uma diversificada produção científica sobre educação de surdos em programas de doutorado (n=28) em universidades espanholas (n=22) sobre diferentes temáticas, entre as quais aquelas relacionadas à população alvo dos estudos e às biotecnologias assistivas, com preponderância de estudos nas áreas de Educação, Psicologia e Linguística. Verificou-se que dentre as abordagens comunicativas adotadas nos estudos preponderou o oralismo e o bilinguismo. Nas conclusões recomenda-se que futuros estudos utilizem diferentes bases de dados e tipologias documentais, tais como artigos científicos, visando estabelecer comparações e ampliar as análises sobre a produção científica de educação de surdos.


Palavras-chave


Educação de surdos. Espanha. Produção científica. Bibliometria

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.19132/1808-5245261.65-83



Em Questão | ISSN 1808-5245 | EQ no Facebook | EQ no Google Scholar

Classificação Qualis: A2 - Comunicação e Informação; B2 - Ciências Ambientais; B3 - Administração, Ciências Contábeis e Turismo; B4 - Sociologia; B5 - Engenharias I.

Programa de Pós-graduação em Comunicação  | Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Rua Ramiro Barcelos, 2705, sala 519 | CEP 90035-007 | Porto Alegre, RS, Brasil | Fone: (51) 3308 2141| E-mail: emquestao @ufrgs.br 

Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos 

Signatária do San Francisco Declaration on Research Assessment (DORA)