Efeito Qualis e a produção científica dos Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal de São Carlos

Raquel Santos Maciel, Leandro Innocentini Lopes de Faria, Douglas Henrique Milanez, Tamie Aline Lança

Resumo


Os critérios de avaliação dos programas de pós-graduação podem ser utilizados como aportes para a gestão na medida em que permitem a elaboração de indicadores bibliométricos para o monitoramento, especialmente, da produção científica. Isso se deve, em grande parte, à maior valorização desse item no momento da avaliação. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo investigar a dinâmica de produção intelectual, particularmente artigos científicos em periódicos, dos Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal de São Carlos, por meio da elaboração de indicadores bibliométricos e análise de redes a fim de observar a relação entre a publicação de artigos em estratos Qualis e as notas dos programas. De abordagem quantitativa, natureza aplicada e caráter exploratório, realizou-se a extração de dados da Plataforma Lattes por meio da ferramenta SyncLattes a partir de lista de 1.215 docentes credenciados na categoria permanente no período de 2010-2017, que resultou em 16.275 registros bibliográficos referentes aos artigos científicos em periódicos. Os dados foram importados para o software VantagePoint e tratados com thesaurus que associaram o IDLattes dos docentes ao período de credenciamento nos programas e thesaurus que associaram o ISSN dos periódicos aos estratos dos Qualis Periódicos. Os indicadores bibliométricos foram elaborados nos softwares Microsoft Excel e VOSviewer e demonstraram a possibilidade de acompanhamento da produção de artigos dos programas com vistas à gestão.


Palavras-chave


Qualis Periódicos; Bibliometria; Indicadores Bibliométricos; Programas de Pós-Graduação – Avaliação; Universidade Federal de São Carlos.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.19132/1808-5245240.88-110



Em Questão | ISSN 1808-5245 | EQ no Facebook | EQ no Google Scholar

Classificação Qualis: A2 - Comunicação e Informação; B2 - Ciências Ambientais; B3 - Administração, Ciências Contábeis e Turismo; B4 - Sociologia; B5 - Engenharias I.

Programa de Pós-graduação em Comunicação  | Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Rua Ramiro Barcelos, 2705, sala 519 | CEP 90035-007 | Porto Alegre, RS, Brasil | Fone: (51) 3308 2141| E-mail: emquestao @ufrgs.br 

Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos 

Signatária do San Francisco Declaration on Research Assessment (DORA)