Aplicação de revisão sistemática com suporte de mineração de dados e de textos: o caso do periódico Design Studies

Rafael Peduzzi Gomes, Vinicius Gadis Ribeiro, Ygor Corrêa, Jorge Rodolfo Silva Zabadal

Resumo


O emprego de revisão sistemática na academia tem apresentado crescimento considerável. Frequentemente, esta tem sido usada como uma forma de filtragem por meio de palavras-chave. Contudo, é levantada, nesse processo, uma grande quantidade de dados, a partir da qual se acredita que possam ser identificadas relações mais aprofundadas, empregando técnicas de mineração de dados ou textos. Este estudo tem como objetivo identificar e verificar relações entre tópicos de pesquisa, considerando como uma prova de conceito os artigos do periódico Design Studies, por meio da aplicação de tecnologias de Descoberta de Conhecimentos em Bases de Dados. Em uma abordagem quantitativa de alcance descritivo, apresenta-se, inicialmente, uma caracterização da amostra de 483 artigos desse periódico a partir de estatística descritiva, abarcando as palavras-chave provenientes dos seus metadados. Em seguida, é usada a ferramenta de mineração de texto AlchemyAPI, para extração automática de conceitos e palavras-chave, e a ferramenta RapidMiner Studio, para análise de associação a partir dos metadados e dos resultados da mineração de texto. Constatou-se a recorrência de tópicos como o Processo, a Cognição, a Criatividade e a Educação em Design. Foi possível verificar, por meio da ferramenta AlchemyAPI, conceitos que não foram expressos nas palavras-chave dos artigos, o que pode ser considerado como uma potencialidade para estudos de revisão sistemática. Assim, espera-se que as técnicas aqui abordadas possam ser mais exploradas em pesquisas de diversas áreas, enquanto suporte válido para revisões sistemáticas de publicações científicas.

Palavras-chave


Revisão sistemática; Mineração de Dados; Mineração de Textos; Tópicos de Pesquisa; Pesquisa em Design

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.19132/1808-5245253.156-183



Em Questão | ISSN 1808-5245 | EQ no Facebook | EQ no Google Scholar

Classificação Qualis: A2 - Comunicação e Informação; B2 - Ciências Ambientais; B3 - Administração, Ciências Contábeis e Turismo; B4 - Sociologia; B5 - Engenharias I.

Programa de Pós-graduação em Comunicação  | Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Rua Ramiro Barcelos, 2705, sala 519 | CEP 90035-007 | Porto Alegre, RS, Brasil | Fone: (51) 3308 2141| E-mail: emquestao @ufrgs.br 

Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos 

Signatária do San Francisco Declaration on Research Assessment (DORA)