Unidades de informação: termos e características para uma diversidade de ambientes de informação

Solange Madalena Souza Macedo, Cristina Dotta Ortega

Resumo


Frente à dicotomia em torno da biblioteca – ora de superação, ora de valorização –, o termo unidade de informação é adotado como modo de englobar os diversos ambientes de informação que condizem com a prática bibliotecária. No entanto, os modos de uso do termo são distintos, não respondem amplamente pela realidade do mercado de trabalho e são pouco problematizados na literatura. Assim, o objetivo do trabalho é explorar o termo unidade de informação, no que tange às motivações e implicações dos seus usos, em especial no Brasil, e às suas possibilidades de caracterização. A metodologia pautou-se por levantamento não exaustivo da literatura atinente às questões colocadas sobre o tema, que foi tratado em quatro partes: a diversidade de termos e conceitos em torno da ideia de unidades de informação; os tipos de unidades de informação que foram base da construção do termo, como bibliotecas, centros de documentação e centros de informação, e alguns tipos criados mais recentemente; a caracterização das unidades de informação como sistema; e seu modo de funcionamento no que refere aos condicionantes internos e externos às unidades. Considera-se, ao final, a identificação dos diversos modos de uso do termo unidade de informação, nem sempre atrelados ao campo, e a necessidade da estabilidade de termos para sua consolidação.


Palavras-chave


Unidades de informação. Bibliotecas. Sistemas de informação

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.19132/1808-5245252.326-347



Em Questão | ISSN 1808-5245 | EQ no Facebook | EQ no Google Scholar

Classificação Qualis: A2 - Comunicação e Informação; B2 - Ciências Ambientais; B3 - Administração, Ciências Contábeis e Turismo; B4 - Sociologia; B5 - Engenharias I.

Programa de Pós-graduação em Comunicação  | Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Rua Ramiro Barcelos, 2705, sala 519 | CEP 90035-007 | Porto Alegre, RS, Brasil | Fone: (51) 3308 2141| E-mail: emquestao @ufrgs.br 

Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos 

Signatária do San Francisco Declaration on Research Assessment (DORA)