Um intelectual na imprensa: uma análise da coluna Música, de Celso Loureiro Chaves, no caderno Cultura do jornal Zero Hora

Autores

  • Ana Laura Colombo de Freitas Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Cida Golin Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Crônica. Música. Crítica de música. Celso Loureiro Chaves.

Resumo

Resultado de pesquisa monográfica, este artigo analisa uma amostra da coluna Música, de Celso Loureiro Chaves, publicada quinzenalmente no caderno Cultura do jornal Zero Hora. O objetivo é refletir sobre o conceito de música implícito sob aquela cartola genérica, a função que os textos cumprem dentro daquele suplemento, as estratégias narrativas do cronista para aproximar os conteúdos do leitor e sua relação com a crítica. O estudo envolveu pesquisa bibliográfica, entrevistas em profundidade e aplicou o método de análise de conteúdo em um corpus de 12 colunas publicadas no semestre de janeiro a junho de 2007. Conclui-se que, ao privilegiar a tradição musical erudita européia, o autor faz uso das táticas da tradição cronística brasileira e da crítica para aproximar o conteúdo especializado do leitor comum. A coluna assume um caráter formativo e de registro do pensamento musical de uma época.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Laura Colombo de Freitas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Jornalista e Mestranda pelo PPGCOM da UFRGS.

Cida Golin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Lingüística e Letras pela PUC-RS. Professora do PPGCOM da UFRGS.

Downloads

Publicado

2009-09-02

Como Citar

COLOMBO DE FREITAS, A. L.; GOLIN, C. Um intelectual na imprensa: uma análise da coluna Música, de Celso Loureiro Chaves, no caderno Cultura do jornal Zero Hora. Em Questão, Porto Alegre, v. 15, n. 1, p. 109–124, 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/8384. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)