O conceito de informação imagética na Ciência da Informação: aproximações teórico-conceituais

Autores

  • Ana Claudia de Araujo Santos Universidade Federal de Pernambuco/Departamento de Antropologia e Museologia
  • Edvaldo Carvalho Alves Universidade Federal da Paraíba/Departamento de Ciência da Informação
  • Henry Pôncio Cruz de Oliveira Universidade Federal da Paraíba/Departamento de Ciência da Informação

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245252.39-65

Palavras-chave:

Informação. Imagem. Ciência da Informação. Informação imagética.

Resumo

As concepções acerca da informação passaram por mudanças ao longo dos anos de estudos que foram desenvolvidos para sua organização, uso e disponibilização. A partir desta asseveração, considera-se que esse processo de transformação foi fundamentado em ideias e pensamentos que perpassaram, fundamentalmente, os conceitos de documento e objeto de estudo da Ciência da Informação, a informação. Correntes teóricas e paradigmas foram construídos e reformulados, sobretudo, ao voltar-se para os documentos imagéticos. Nesse sentido, o presente artigo busca, a partir de uma pesquisa exploratória na Base de Dados de Periódicos em Ciência da Informação, apreender como vem sendo utilizado, no campo da Ciência da Informação, no Brasil, o conceito de informação imagética. Assim, assevera-se que essa ciência é construída por uma linguagem interna composta por seus códigos, métodos e técnicas, e percebe-se, com este estudo, que não há uma precisão conceitual para o entendimento de informação imagética na Ciência da Informação, pois não se constataram clareza e objetividade conceituais dessa terminologia. Ademais, sobreleva-se a necessidade e importância de se ampliar o escopo dessa pesquisa para estudos futuros a partir de análises dos anais de eventos científicos na área da Ciência da Informação e das bases de dados de teses e dissertações que não foram aqui contemplados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Claudia de Araujo Santos, Universidade Federal de Pernambuco/Departamento de Antropologia e Museologia

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, da Universidade Federal da Paraíba. Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco, UFPE (2014). Possui graduação em Museologia pela Universidade Federal da Bahia, UFBA (2009). Foi professora substituta de Museologia do curso de Bacharelado em Museologia da UFPE, no período de 2011 a 2012.1, atualmente é Museóloga da mesma instituição e vice-coordenadora do Laboratório de Conservação e Restauração - LACER, do Curso de Bacharelado em Museologia da UFPE. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em História, da Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP. Atua na área de organização, documentação e conservação de acervos fotográfico e museológico.

Edvaldo Carvalho Alves, Universidade Federal da Paraíba/Departamento de Ciência da Informação

Possui Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraíba (2000), Mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (2002) e Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (2007). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Ciência da Informação - DCI/ UFPB e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI/UFPB. Tem experiência na área de Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Sociologia e Economia Política da Informação, Metodologia da Pesquisa e Disseminação, Acesso, Uso e Impactos da informação. 

Henry Pôncio Cruz de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba/Departamento de Ciência da Informação

Formação acadêmica: Doutor em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP (2014). Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFPB (2010). Graduado em Física pela Universidade Federal da Paraíba (2007). Técnico em Eletrônica pela Escola Técnica Federal da Paraíba (atual IFPB) (1996). Atuação profissional (atual): Professor Adjunto no Departamento de Ciência da Informação (DCI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Ex-Professor da Universidade Federal do Cariri (UFCA) . Ex-Cordenador de Inovação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da UFCA (PRPI-UFCA). Coordenador do Portal de Periódicos da UFPB. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFPB. Avaliador em periódicos científicos em Ciência da Informação. Parecerista ad hoc em editoras universitárias. Desenvolve pesquisa com fomento do CNPq via edital Universal/2014. Pesquisador em temáticas relacionadas a Ciência da Informação, Memória e Tecnologias, com especial ênfase nos fundamentos teóricos da Ciência da Informação, na Arquitetura da Informação Pervasiva, nas Ecologias Informacionais Complexas, nos Livros Eletrônicos e nos Periódicos Científicos Eletrônicos. 

Referências

AGUSTÍN LACRUZ, Maria del Carmen. Análisis documental de contenido del retrato pictórico: propuesta epistemológica y metodológica aplicada a la obra de Francisco de Goya. Cartagena: 3000 Informática, 2006. (Tendencias; 3)

ANDERSON, John A.; BOWER, Gordon, H. A propositional theory of recognition memory. Memory & Cognition, Austin, v. 2, n. 3, p. 406-412, 1974.

ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. O que é ciência da informação. Informação e Informação, Londrina, v. 19, n. 1, p. 1-30, jan./abr. 2014.

AUMONT, Jacques. A imagem. Campinas: Papirus, 1995.

AZEVEDO NETTO, Carlos Xavier de. A natureza da informação da arte rupestre: a proximidade de dois campos. Informare – Cadernos do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Rio de Janeiro, v. 4, n. 2, p. 55-62, 1998.

AZEVEDO NETTO, Carlos Xavier de; FREIRE, Bernardina Maria Juvenal; PEREIRA, Perpétua Emília Lacerda. A Representação de Imagens no Acervo da Biblioteca Digital Paulo Freire - Proposta e percursos. Ciência da Informação, Brasília, v. 33, n. 3, p. 17-25, 2004.

BARROS, Kelly Cristiane Queiroz; AZEVEDO NETTO, Carlos Xavier. O acervo fotográfico de José Simeão Leal: representação da informação imagética e descrição de redes de sociabilidade. In: MOTA, Ana Roberta Sousa; GALVINO, Claudio Cesar Temóteo; GASQUE, BARROS, Kelly Cristiane Queiroz; LLARENA, Rosilene Agapito da Silva; LIRA, Suzana de Lucena Lira. (Org.). Versados em ciência da informação. João Pessoa: Imprell, 2014. cap. 9.

BECKER, Howard Saul. Métodos de pesquisa em ciências sociais. Tradução de Marco Estevão e Renato Aguiar. São Paulo: HUCITEC, 1993. 230 p.

BITTENCOURT, Luciana Aguiar. Algumas considerações sobre o uso da imagem fotográfica na pesquisa antropológica. In: FELDMAN-BIANCO, Bela; LEITE, Miriam Lifchitz Moreira. (Orgs.). Desafios da imagem: fotografia, iconografia e vídeo nas ciências sociais. Campinas: Papirus, 1998. p. 197-212.

BRIET, Suzanne. Qu'est-ce que la documentation? Paris: Éditions Documentaires Industrielles et Técnicas, 1951.

BUCKLAND, Michael Keeble. Information as thing. Journal of the American Society forInformation Science, v. 45, n. 5, p. 351-360, 1991.

CAÑADA, J. Tipologías y estilos en el etiquetado social. Terremoto.net: diseño de interacción desde el año 2000. 2006.

DAHLBERG, Ingetraut. Ontical structure and universal classifi cations. Bangalore: Sarada Ranganathan Endowment for Library Science, 1978a. 64 p.

FIGUEIREDO, Márcia Feijão de. Pós-fenomenologia e Ciência da Informação: aportes epistêmicos para acesso ao conhecimento. Incid, Ribeirão Preto, v. 3, n.1, p. 21-35, jan./jun. 2012.

FINKE, Ronald A. Principles of mental imagery. The American Journal of Psychology, Champaign, v. 104, n. 3, p. 460-463. 1991.

FOSKETT, Antony Charles. A abordagem temática da informação. São Paulo: Polígono, 1973.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1991.

GONÇALVES, Eveline Filgueiras; OLIVEIRA, Rafael Alves de; NEVES, Dulce Amélia de Brito. Análise da informação imagética: uma abordagem sob a perspectiva cognitiva. Em Questão, Porto Alegre, v. 22, n. 3, 2016.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006.

HJØRLAND, Birger; ALBRECHTSEN, Hanns. Toward a new horizon in information science: domain analysis. Journal of the American Society of Information Science, [s.l.], n. 46, v. 6, 1995, p. 400-425.

IHDE, Don. Bodies in technology. Minneapolis: Minnesota Press, 2002.

KOSSOY, Boris. Fotografia e história. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001.

KUHN, Thomas Samuel. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1998.

LACERDA, Aline Lopes. Os sentidos da imagem: fotografias em arquivos pessoais. Acervo: Revista do Arquivo Nacional, Rio de Janeiro, v. 6, n. 1-2, p. 41-54, jan./dez. 1993.

LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: UNICAMP, 1990.

MAIMONE, Giovana Deliberali; GRACIOSO, Luciana de Souza. Representação temática de imagens: perspectivas metodológicas. Informação & Informação, Londrina, v. 12, n. 1, p. 1-12, 2007.

MAIMONE, Giovana Deliberali; TÁLAMO, Maria de Fátima Gonçalves de Moreira. Tratamento informacional de imagens artístico-pictóricas no contexto da Ciência da Informação. DataGramaZero, Rio de Janeiro, v. 9, n. 2, abr. 2008.

MAIMONE, Giovana Deliberali; TÁLAMO, Maria de Fátima Gonçalves Moreira. Metodologias de representação da informação imagética. Transinformação, Campinas, v. 21, n. 3, p. 181 - 196, 2009.

MANINI, Miriam Paula. Análise documentária de imagens. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 11, n. 1, p. 1-5, 2001.

MANINI, Miriam Paula. Análise documentária de fotografias: um referencial de leitura de imagens fotográficas para fins documentários. 2002. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.

NÓBREGA, Isabella de Oliveira; MANINI, Miriam Paula. #impeachment ou #naovaitergolpe: uma análise sobre a folksonomia na indexação de imagens fotográficas em redes sociais da Web 2.0. Biblionline, João Pessoa, v. 12, n. 4, p. 73 - 84, 2016.

NÖTH, Winfried; SANTAELLA, Lúcia. Imagem: cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluminuras, 1998.

ORTEGA, Cristina Dotta; LARA, Marilda Lopes Ginez de. Documento e informação, conceitos necessariamente relacionados no âmbito da ciência da informação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 9, 2008. São Paulo, Anais [...]. São Paulo, USP, 2008.

OTLET, Paul. Traité de Documentation – Le livre sur le Livre – Théorie et Patique. Bruxeles: Editiones Mundaneum. 1934.

PAIVIO, Allan. Mental imagery in associative learning and memory. Psychological Review, Washington, v. 76, n. 3, p. 241-263, 1969.

PANOFSKY, Erwin. Significado nas artes visuais. São Paulo: Perspectiva, 1979.

PEIRCE, Charles Sanders. Semiótica. São Paulo: Perspectiva, 1985.

RODRIGUES, Ricardo Crisafulli. Análise e tematização da imagem fotográfica. Ciência da Informação, Brasília, v. 36, n. 3, p. 67-76, set./dez. 2007.

SARACEVIC, Tefko. Ciência da Informação: origem, evolução e relações. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 41-62, jan./jun. 1996.

SMIT, Johanna. Wilhelmina. Análise documentária: a análise da síntese. Brasília: IBICT, 1987. 133 p.

SMIT, Johanna Wilhelmina. A representação da imagem. Informare, Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, p. 28-36, jul./dez. 1996.

SMIT, Johanna Wilhelmina. A documentação e suas diversas abordagens. In: GRANATO, Marcus; SANTOS, Claudia. Penha; LOUREIRO, Maria Lucia; NIEMEYER Matheus (orgs.). Documentação em museus. Rio de Janeiro: MAST, 2008.

SOUSA, Lucília Maria Abrahão; FUJITA, Mariângela Spotti Lopes; GRACIOSO, Luciana de Souza. A imagem na ciência da informação. São Paulo: Oficina Universitária, 2014.

SHATFORD, Sara. Describing a picture: a thousand words are seldom cost effective. Cataloging & Classification Quarterly, New York, v. 4, n. 4, p. 13- 30, Summer 1984.

STERNBERG, Robert J. Representação do conhecimento: imagens e proposições. In: STERNBERG, Robert J. Psicologia cognitiva. Porto Alegre: Artmed, 2000.

TARGINO, Maria das Graças. Comunicação científica: o artigo de periódico nas atividades de ensino e pesquisa do docente universitário brasileiro na pós-graduação. 1998. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Faculdade de Estudos Sociais Aplicados, Universidade de Brasília, Brasília, 1998.

TORRES, Simone; ALMEIDA, Maurício Barcellos. O conceito de documento na ciência da informação e arquivologia. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 14., 2013, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: UFSC, 2013.

Downloads

Publicado

2019-04-26

Como Citar

DE ARAUJO SANTOS, A. C.; CARVALHO ALVES, E.; CRUZ DE OLIVEIRA, H. P. O conceito de informação imagética na Ciência da Informação: aproximações teórico-conceituais. Em Questão, Porto Alegre, v. 25, n. 2, p. 39–65, 2019. DOI: 10.19132/1808-5245252.39-65. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/83075. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo