A organização do conteúdo em periódicos científicos: uma análise da Arquitetura da Informação

Paula Caroline Schifino Jardim Passos, Sônia Elisa Caregnato

Resumo


A organização é um componente da Arquitetura da Informação que trata da classificação do conteúdo de um sistema. Em revistas científicas eletrônicas, a organização impacta a interação do usuário com o conteúdo e a visibilidade dos artigos publicados. Assim, o objetivo deste artigo é verificar como funcionam os sistemas de organização das revistas científicas eletrônicas. Para análise, foram selecionadas três revistas de relevância para ciência e com elevados fatores de impacto na área multidisciplinar, que são as seguintes: Nature, Science e PLOS Biology. O método escolhido foi a inspeção por lista de verificação, realizada a partir de sentenças teste, descritas com base em autores de referência na área. A análise considerou se, quando empregados nas revistas, os esquemas de organização dividem a informação em seções bem definidas e exclusivas e se suportam um processo de aprendizagem associativa que possibilita ao usuário fazer novas conexões. Verificou-se, também, se as estruturas empregadas nas revistas organizam o conteúdo em agrupamentos lógicos e beneficiam a pesquisa, a navegação, a filtragem e a vinculação da informação. Além dos tradicionais esquemas e estruturas de organização, o estudo verifica se as revistas apresentam maneiras alternativas de classificar informações digitais baseadas na organização colaborativa do conteúdo e geradas a partir de marcações dos usuários (tags). Como resultados, a pesquisa apresenta os mapeamentos dos sistemas de organização das revistas analisadas. A análise ainda valida indicadores que podem ser aplicados para a avaliação e para o aprimoramento dos sistemas de organização de revistas científicas.

Palavras-chave


Periódico científico. Arquitetura da Informação. Colaboração.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.19132/1808-5245243.226-252



Em Questão | ISSN 1808-5245 | EQ no Facebook | EQ no Google Scholar

Classificação Qualis: A2 - Comunicação e Informação; B2 - Ciências Ambientais; B3 - Administração, Ciências Contábeis e Turismo; B4 - Sociologia; B5 - Engenharias I.

Programa de Pós-graduação em Comunicação  | Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Rua Ramiro Barcelos, 2705, sala 519 | CEP 90035-007 | Porto Alegre, RS, Brasil | Fone: (51) 3308 2141| E-mail: emquestao @ufrgs.br 

Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos 

Signatária do San Francisco Declaration on Research Assessment (DORA)