Colaboração científica intraorganizacional: análise de redes por coocorrência de palavras-chave

Nathalia Mendes Gerotti Franco, Leandro Innocentini Lopes de Faria

Resumo


Pesquisas sobre os impactos da colaboração em pesquisas científicas vêm crescendo nos últimos anos, principalmente com um olhar sobre as implicações políticas e a destinação de recursos financeiros. A colaboração científica pode contemplar diversos níveis de análise, dando ênfase nos aspectos internos – intrainstitucional, (intra)nacional – ou em situar o que está sendo analisado em um contexto externo – interinstitucional, internacional e outros. No entanto, a questão da colaboração intraorganizacional e identificação de possíveis colaborações têm pouca abordagem e estudos. Não há conhecimento de estudos que tratem simultaneamente desses dois temas visando à identificação de oportunidades de colaboração interna em uma instituição. Assim, este trabalho apresenta um panorama da colaboração científica entre os docentes de uma universidade federal do estado de São Paulo, e expõe um procedimento para identificar pesquisadores potenciais para futuras colaborações. A identificação dessas colaborações em potencial baseia-se no acoplamento de autores por temáticas através das palavras-chave lançadas pelos próprios docentes em seus Currículos Lattes. Foram identificados 635 docentes e 2.678 palavras. E, como resultado, é apresentada uma rede de afiliação por palavras-chave, onde é possível identificar os pesquisadores com alto potencial de colaboração, o que pode auxiliar os próprios docentes a identificarem seus possíveis parceiros, além de poder ser utilizada por órgãos institucionais estratégicos para fomentar a colaboração entre os professores internos à organização. 


Palavras-chave


Análise de Redes. Colaboração científica. Coocorrência de palavras. Acoplamento.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.19132/1808-5245251.87-110



Em Questão | ISSN 1808-5245 | EQ no Facebook | EQ no Google Scholar

Classificação Qualis: A2 - Comunicação e Informação; B2 - Ciências Ambientais; B3 - Administração, Ciências Contábeis e Turismo; B4 - Sociologia; B5 - Engenharias I.

Programa de Pós-graduação em Comunicação  | Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Rua Ramiro Barcelos, 2705, sala 519 | CEP 90035-007 | Porto Alegre, RS, Brasil | Fone: (51) 3308 2141| E-mail: emquestao @ufrgs.br 

Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos 

Signatária do San Francisco Declaration on Research Assessment (DORA)